AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

Morreu Philippe Zdar dos Cassius

20 Junho, 2019 - 12:14

Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Philippe Zdar, faleceu na quarta-feira na sequência de uma queda de um edifício em Paris.

A notícia está a ser avançada pela imprensa internacional esta quinta-feira, mas foi inicialmente confirmada durante a madrugada pelo Le Monde, que cita o agente de Philippe Zdar como fonte. Zdar “caiu acidentalmente da janela de um andar alto de um edifício parisiense”, lê-se no jornal francês.

Philippe Zdar integrava, ao lado de Hubert Blanc-Francard (tcp Boom Bass) e desde 1996, o duo Cassius, franceses que influenciaram inúmeros músicos e que produziram, por exemplo, muitos trabalhos do veterano MC Solaar. Juntos foram também La Funk Mob, projeto dedicado a sonoridades hip-hop e downtempo. Com Etienne De Crécy, Zdar fez parte dos respeitados e igualmente influentes Motorbass.

No ativo desde o final dos anos 80, Zdar é um autêntico pioneiro do ‘french touch’ – termo associado à cena house que surgiu em França no final dos anos 90 e a atos como Air e Daft Punk. Mais ainda, Philippe Zdar trabalhou como produtor de discos de Beastie Boys, Kanye West, Phoenix – foi produtor do aclamado Wolfgang Amadeus Phoenix – Franz Ferdinand, Cat Power ou, mais recentemente, do novo álbum dos Hot Chip, que será lançado esta sexta-feira.

Ao longo dos vários anos, os Cassius editaram oito álbuns de originais, sendo que Dreems, o novo longa-duração, está também agendado para esta sexta-feira 21.


Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p