CATEGORIA
Reportagem

Nova Batida: Suámos mais do que dançámos

17 Setembro, 2019 - 13:40

Vamos começar por aquilo que se tornou evidente. O Nova Batida é um festival que precisa de mais organização, dedicação por parte dos produtores e, acima de tudo, consideração para com artistas e público.

Apesar de ter um dos cartazes mais interessantes deste ano e do cenário pitoresco do LX Factory e do Village Underground, falhou muita coisa para que se possa dizer que a segunda edição do Nova Batida correu bem. Entre cancelamentos de artistas em cima da hora e nenhuma explicação por parte da organização, a difícil logística entre espaços, a pouca preocupação com a segurança (ninguém era revistado como deve ser mas garrafas de água com tampa não podiam entrar nos recintos), os bares sobrelotados devido à falta de experiência e rapidez de quem esteve atrás dos balcões, passando pela mediana qualidade de som em alguns concertos, as razões foram muitas.

Mas o maior problema centrou-se no calor insuportável que se fez sentir na sala principal do LX Factory. Estamos a falar de uma sala que recebe grandes eventos, como o Lisboa Electronica, ou seja, habituada a ter bastantes pessoas no seu interior. Como é que se explica as temperaturas que sentimos? Imaginem que estavam no Qatar, fechados numa sala com mais 2500 pessoas, sem ventoinhas. O calor foi o maior inimigo do festival. Às 18h, já era complicado respirar. Cinco horas depois, as pessoas suavam incessantemente, os empregados de balcão tentavam respirar colocando a cabeça para cima, algumas pessoas saíam dos concertos com falta de ar. Impraticável para todos.

Era aceitável que a situação pudesse acontecer no primeiro dia, face ao inesperado. Nos restantes dois, já parece falta de consideração e de investimento para comprar umas ventoinhas.

Isto sem contar com a falta de comunicação de quem produziu o evento, preferindo não nos dar explicações quando questionámos e pior, apagar comentários negativos das redes sociais, preferindo responder seletivamente. Não foi uma boa ideia.

Feita esta nota, falemos dos concertos. No primeiro dia, assistimos a Ross From Friends, liderados por Felix Clary Weatherall, que conta com o auxílio de John Dunk e Jed nas atuações ao vivo. Misturam o house e eletrónica com instrumentos reais para uma vibe perfeita para club ou até mesmo um Boiler Room. O som não esteve suficientemente bom para dar a energia que se esperava mas destacou-se Bootman, uma faixa perfeita para todos aqueles que querem dançar sem preconceitos.

Já Floating Points começou com atraso mas acabou com estrondo. Num formato live a atuação teve dois momentos, um lado mais experimentalista e etéreo e outro a deambular pelos limites do techno, house e drum and bass. A musicalidade produzida em palco por Sam Shepherd é repleta de camadas musicais e texturas sonoras que se misturam através das máquinas que usa em palco. A simbiose entre a música e as imagens que passavam no ecrã gigante, pulsando ao ritmo de cada vibração sonora, deram fulgor à atuação, tornando-a numa das mais interessantes do dia.

De seguida, bastou-nos dez minutos de DJ Seinfeld para percebermos que estávamos a ser transportados para Ibiza em 2007. Decidimos não participar no momento e fomos tentar encontrar um local tranquilo para jantar e esperar por Jon Hopkins.

Visto como um nome de referência da produção eletrónica atual, apostou num set mais dark, entre o minimalismo e o techno abrasivo, deixando de lado as suas faixas mais conhecidas como Luminous Beeings, que esperávamos ouvir ao vivo. A intensidade do set foi tal que por momentos pensámos estar no Ministerium ou no piso de baixo de Lux, a uma hora bem tardia. Fez falta “um nível abaixo” de modo a que as músicas pudessem ganhar um pouco mais de alma e menos músculo.

Com a sala a vibrar – e a suar demasiado – John Talabot foi o primeiro a sofrer com o calor que se sentia. Em palco, isto é. Assim que se fez a transição de DJs, grande parte do público escolheu respirar em vez de ouvir os breakbeats do catalão, de seu nome Oriol Riverola.

O segundo dia começou aos comandos de TSHA, produtora e DJ sediada de Londres, que trouxe a sua própria fórmula house para o Village Underground. Inspirada por sonoridades como Bonobo, Four Tet ou Kiasmos, aproveitou as cores do céu lisboeta para nos dar um bom final de tarde.

previous arrow
next arrow
Full screenExit full screen
Slider

Saímos a correr para a sala grande do LX Factory para vermos Jordan Rakei, uma das grandes promessas da atual cena musical. Com o mais recente álbum Origins na bagagem, o músico neozelandês deu um concerto que valeu cada minuto, cada palavra cantada, cada acorde de piano. De alma e coração na soul, funk e eletrónica, Rakei é uma pérola que merecia melhor horário. Com a voz no centro da atuação, o talento de Rakei ficou evidente em cada falsetto a que se lançou. Músicas como Mind’s Eye ou Sorceress são cartões de visita que demonstram toda a qualidade. Isto sem esquecer Wallflower. E Tawo. E Hiding Place. Há que ser honesto, somos fãs incondicionais de Jordan Rakei e vocês também deviam ser. Através dele vão encontrar Loyle Carner, Tom Misch e Cleo Sol. Confiem em nós.

Mudança de estilos e ouvem-se palmas para o ícone Talib Kweli. Durante 60 minutos, tivemos direito a uma lição de história do hip-hop. Esqueçamos as sonoridades trap e muitos dos versos sobre dinheiro e “hoes”, que hoje em dia fazem tanto sucesso. Pela voz de Kweli, voltámos atrás no tempo, às raízes da cultura do Bronx em que cada palavra era debitada com a energia de mil punhos no ar, em busca de uma revolução cultural e social. Essa foi a mensagem que o rapper quis passar, tendo contado com as músicas de Mos Def, J. Dilla, Wu-Tang Clan, Blackstar ou A Tribe Called Quest. Este é o hip-hop que mergulha nas questões raciais e sociais de uma sociedade cada vez mais caótica. Talvez tenha sido por isso que Talib Kweli e DJ Spinselect tenham escolhido a voz de Nina Simone para encerrar um grande concerto.

Ainda demos um pulo ao Village para ver Dan Shake, mas rapidamente percebemos que o acid house que o caracteriza nos álbuns tinha sido substituído pelo disco rave londrino, semelhante a qualquer outro registo que já tínhamos ouvido. Como se não fosse suficiente, Kettama elevou a sensação inicial de “podia ouvir isto na Orbital” para o dobro.

Com o cancelamento inesperado de Friendly Fires, levámos o primeiro balde de água fria (musicalmente falando) já que esperávamos ver de novo a banda inglesa em terrenos lusos, especialmente depois de terem lançado este ano Inflorescent.

Azar de um lado, sorte do outro. O cancelamento de Friendly Fires deu mais tempo a Josh Lloyd-Watson, um dos elementos centrais de Jungle. Durante 120 minutos, ouvimos sonoridades que seguem a linha da banda britânica: eletrónica, soul, funk e disco sempre com uma energia fulgurante que pôs a sala inteira a mexer.

Passando para outro registo, sentimos a energia densa do techno industrial de Daniel Avery, dono de uma das nossas faixas favoritas de 2013 intitulada Drone Logic. A sala escorria com suor dos presentes, ao ponto de se tornar impossível de continuar lá dentro. A escolha foi simples, ir embora e guardar energias para o terceiro dia do Nova Batida.

O último dia começou mais calmo que os anteriores ao som de Sassy J e Hunee que nos deram dois dos melhores DJs sets do festival com tropical, jungle e african sounds misturados com house britânico. O Village encheu-se de pessoas ao ponto de os bares ficarem completamente sobrelotados, em mais um exemplo da desorganização que se fez sentir ao longo dos três dias.

O cancelamento do rapper Octavian por problemas de saúde fez com que o tempo passasse mais devagar, deixando vir ao de cima o cansaço normal de quem já ia no terceiro dia do festival. Quando chegámos a Ben UFO, percebemos logo que o público estava a guardar energias para o que viria a seguir. As texturas eletrónicas de drum’n’bass e dubstep não foram suficientes para cativar as energias que restavam para dançar.

Essas foram guardadas para a melhor atuação do Nova Batida, que ficou a cargo de Four Tet. O músico inglês é uma força sonora a ter em conta quando falamos da música eletrónica contemporânea. O set que trouxe a Lisboa foi semelhante ao que levou à edição deste ano de Coachella e dizem, os que tiveram presentes, ao festival Waking Life, que decorreu em agosto.

Criador de algumas das batidas dançantes mais inovadores e cativantes da última década, Kieran Hebden é um mestre atrás das mesas de mistura, inigualável quando se fala de música eletrónica com dimensão humana e emotiva, que nos coloca a viajar pela pista de dança. É impossível não sentirmos os nossos estímulos elevados ao pico quando ouvimos Lush e Planet. Com o lançamento recente do EP Anna Painting, Four Tet tem deixado um rasto musical talentoso, favorecendo as emoções que nos provoca. O final apoteótico com a sua remistura de Opal, música original de Bicep, vai deixar-nos memórias para os próximos anos. Uma multidão suada e cansada, que deixou tudo na pista de dança.

Este foi o momento áureo de um festival que na sua segunda edição provou que precisa de fazer mais. Até lá, está preso à imagem de um evento que deu apenas o suficiente aos presentes.

Fotografias por Rúben José

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p