AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

“Sem qualquer apoio ou ajudas”, Club de Vila Real é despejado esta semana

30 Julho, 2020 - 10:44

A associação responsável pelo edifício centenário anunciou, na quarta-feira, “o fim do Club de Vila Real neste espaço”.

É um dos mais importantes espaços de Vila Real, com um contexto histórico-cultural único na cidade. No ano em que completa 125 anos, o Club de Vila Real comunicou, através das redes sociais, o seu encerramento – pelo menos “neste espaço”, lê-se na publicação.

“Sem condições para pagar os 5 meses de rendas que ficaram em atraso desde o início desta crise pandémica, e sem qualquer apoio ou ajudas, o Club é obrigado a abandonar a sua sede centenária até ao fim do presente mês de julho e em acordo com os senhorios do imóvel”, diz a associação responsável pelo espaço.

No mesmo comunicado, pode ler-se que “têm sido constantes os problemas com o imóvel existindo mesmo a obrigatoriedade de obras por parte da Proteção Civil desde 2018”. Ainda assim, os senhorios “nunca se disponibilizaram para concretizar” a revitalização deste “edifício histórico mas igualmente degradado”.

O Club de Vila Real atravessa dificuldades há muito tempo. Chegou mesmo a estar encerrado em 2017, mas foi reaberto em 2018 com uma “nova equipa” que tem feito esforços para promover a cultura da cidade e manter o espaço vivo. Ainda assim, e “apesar das sucessivas tentativas”, a associação responsável referiu que “nunca existiu disponibilidade ou abertura por parte do poder local para trabalhar novos projetos”.

A equipa por trás do espaço remata o comunicado dizendo “que não é o fim como associação”, sendo que serão feitos esforços “para perpetuar a sua existência”. “No futuro”, dizem ainda, “esperamos encontrar uma nova casa” para “prolongar a história” do Club de Vila Real.

Fotografia por Carlos Sousa

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p