CATEGORIA
Notícias

A música experimental vai à igreja

25 Fevereiro, 2021 - 12:25

Pelas mãos da FadeIn, as igrejas de São Pedro e da Pena, em Leiria, vão acolher 10 atuações de música experimental.

A encabeçar o cartaz do novo ciclo musical organizado pela FadeIn, associação cultural responsável por festivais como o Entremuralhas, Monitor e FadeInFestival, está o projeto Telectu, que Vítor Rua divide agora com Ilda Teresa Castro e no qual participava, antes de falecer em 2011, Jorge Lima Barreto. O evento, que celebra os 20 anos da FadeIn mas ainda não tem data marcada, traz ainda Vitor Joaquim, que lançou no final do ano passado o disco “The Construction of Time”. Também Joana Guerra (na fotografia), violoncelista e compositora responsável por lançamentos como “Cavalos Vapor”, em 2016, ou o mais recente “Chão Vermelho”, estará presente neste ciclo musical.

Outros dois nomes que irão atuar nas duas igrejas em Leiria são o coletivo polirrítmico HHY & The Macumbas, que mistura tradição e futurismo, e a dupla Calhau!, de João Alves e Marta Ângela, que lançaram o ano passado o álbum “Tau Tau” pela Discrepant e também exploram a tradição num contexto moderno, embora, claro, num registo distinto do dos primeiros.

Para além destas cinco confirmações, o cartaz conta ainda com cinco outras atuações: João Vairinhos, baterista que começou a produzir música a solo em 2019, irá marcar presença no ciclo tanto em nome próprio como em conjunto com a sua banda de post-rock experimental, Löbo. A esquizofrenia musical da Ensemble Decadente, o jazz liberto do compositor e trompetista Sei Miguel e o drone acusmático do projeto Osso Exótico, que lançou o ano passado “H Series #4 – Osso Exótico – L’Assemblage”, também figuram no cartaz curado pela FadeIn, que Carlos Matos preside.

Em declarações ao Jornal de Leiria, o presidente da FadeIn vê o ciclo musical como uma oportunidade para “alargar horizontes” que “fazia falta à cidade”, caracterizando o cartaz como dotado de “um cunho bastante personalizado e diferenciador”.

Fotografia por João Duarte

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p