AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

SoundCloud anuncia novo modelo de pagamento a músicos

4 Março, 2021 - 15:35

Trata-se de um novo sistema de remuneração que pretende ser mais “justo” e “equitativo” para os artistas.

É uma das plataformas de streaming mais conhecidas do mundo – tanto que, através dela, surgiu o conceito de “SoundCloud rapper” – e conta com mais de 250 milhões de músicas assinadas por mais de 30 milhões de artistas. Agora, a partir de abril, o SoundCloud quer pagar royalties “centradas no utilizador” e não no “mercado”, como explica a Lusa, citada pela imprensa nacional.

De acordo com essa notícia, “este novo sistema de remuneração sucede a um outro em que a remuneração era feita na proporção do total de ouvintes, a partir de um todo comum”, algo que era “criticado por alguns artistas”. Com o propósito de não favorecer os grandes artistas, o novo modelo baseia-se na “remuneração baseada nos tempos de escuta pelos ouvintes de cada artista”, o que significa que quanto mais um fã ouvir um artista, mais lhe será pago.

Conforme é ainda referido pela empresa alemã, esta aposta “beneficia artistas independentes e permite aos fãs desempenharem um papel mais importante no sucesso dos seus artistas favoritos. Também incentiva o crescimento de cenas locais e a ascensão de novos géneros.”

Segundo o anúncio oficial, “artistas independentes que monetizem diretamente com o SoundCloud são elegíveis para estas royalties baseadas nos fãs”. Para isso, são considerados artistas que utilizem os serviços “Pro Unlimited”, “Repost by SoundCloud” e “Repost Select”.

Nas palavras do presidente executivo Michael Weissman, “esta era uma exigência, de há anos, no setor. Estamos entusiasmados por ser os primeiros a trazer esta inovação para apoiar os artistas independentes”.

Podes encontrar todas as informações úteis no site oficial.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p