AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

Festival barreirense OUT.FEST regressa em junho

1 Junho, 2021 - 10:30

E depois deste primeiro momento, marcado para junho, vai haver um segundo, agendado para outubro.

Como em tantos outros casos, o OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro teve um hiato forçado em 2020. Mas o regresso já está confirmado, e desta feita o evento acontece em dois momentos: um durante o habitual mês de outubro, sobre o qual ainda não há mais informações, e o primeiro, marcado para acontecer entre os dias 3 e 5 de junho.

Nesses dias, “o epicentro da ação desloca-se para a zona alta da cidade, com concertos concentrados no Auditório ao Ar Livre do Parque Paz e Amizade (todos os dias, às 18h) e no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no contíguo Parque da Cidade (diariamente a partir das 20h45)”. Segundo comunicado, tudo isto servirá também para “proporcionar novos acessos ao Barreiro (des)conhecido e fomentar toda a proximidade possível em tempos que são ainda de distanciamentos físicos”.

Tudo começa com Susana Santos Silva, a trompetista, improvisadora e compositora portuense que vive em Estocolmo e que no Barreiro vai tocar “Impermanence” sob a forma de um quinteto luso-sueco. Esse concerto acontece pelas 18h no Anfiteatro Paz & Amizade e antecede Rafael Toral e o seu Space Quartet, este no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

No dia seguinte, sexta-feira 4, os horários e os locais são os mesmos. Primeiro, no Anfiteatro Paz & Amizade, a banda Gala Drop, atualmente formada por Afonso Simões (bateria e percussão), Nélson Gomes (sintetizadores) e Rui Dâmaso (baixo). Depois, a artista sérvia Svetlana Maras faz a estreia mundial de “Radio Concert No.2” no Auditório Municipal Augusto Cabrita, mesmo local que recebe o percussionista português Pedro Carneiro nessa noite.

Já no último dia, sábado 5, o evento arranca às 15h30 com uma palestra de Gosheven sobre o seu “Antipodal Polyphony”, álbum e peça com que o húngaro Bálint Szabó abre o Auditório Municipal Augusto Cabrita pelas 20h45. Pelo meio há Tristany, às 18h, no Anfiteatro Paz & Amizade, antes de Odete e Herlander (na fotografia) rematarem este primeiro de dois momentos com “Puellas Before Fellas”, espetáculo “com forte componente visual, onde serão apresentadas novas músicas de ambos, quer a solo quer em colaboração, numa espécie de b2b aplicado à lógica de um concerto”.

Os bilhetes para o evento podem ser adquiridos aqui.

Podes consultar a programação para este primeiro “momento” abaixo:

3 de junho
18h Susana Santos Silva ‘Impermanence’ (Anfiteatro Paz & Amizade)
20h45 Rafael Toral Space Quartet (Auditório Municipal Augusto Cabrita)

4 de junho
18h Gala Drop (Anfiteatro Paz & Amizade)
20h45 Svetlana Maras: Radio Concert nº 2 (Auditório Municipal Augusto Cabrita)
Pedro Carneiro (Auditório Municipal Augusto Cabrita)

5 de junho
15h30 Gosheven: Antipodal Polyphony (palestra, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro)
18h Tristany (Anfiteatro Paz & Amizade)
20h45 Gosheven: Antipodal Polyphony (Auditório Municipal Augusto Cabrita)
Odete + Herlander: Puellas Before Fellas (Auditório Municipal Augusto Cabrita)

ATUALIZAÇÃO: O compositor Iancu Dumitrescu e o seu “Barreiro Ensemble” não estarão presentes no evento, sendo que Rafael Toral e o seu Space Quartet substituem o romeno no cartaz. A organização procurará contar com Iancu Dumitrescu no momento marcado para outubro.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p