AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“Quietude” é o novo álbum (e história) de Vitor Joaquim

10 Novembro, 2021 - 18:13

Um ano depois de “The Construction of Time”, Vitor Joaquim regressou aos álbuns com “Quietude”.

“Quietude” chegou em meados de outubro. Novamente numa edição de autor, o novo álbum de Vitor Joaquim ganhou “a forma física de um CD”, mas “começou por ser uma comissão com curadoria da Sekoia Artes Performativas para uma performance musical”.

Conforme se pode ler nas notas de lançamento, “a proposta da Sekoia era simples: criar uma peça a partir de uma estadia prolongada na Casa do Paço em Vila Meã, espaço que serviu de inspiração a Agustina Bessa-Luís em diversas ficções literárias e à volta da qual gira parte da história familiar contada no livro ‘A Sibila’ (1954).”

Nessas mesmas notas, Vitor Joaquim explica a experiência que foi “respirar naquele lugar, viver e dormir naquela casa, andar por aqueles caminhos, apreciar a forma como a vida progride por aquele vale, e de forma serpenteada escutar a calma do tanque qual ‘piscina olímpica’”.

“Quietude, é assim, e antes de mais, uma imensa paragem no tempo num lugar onde a ficção escrita por Agustina nos obriga a olhar para as coisas da natureza de uma forma muito especial, uma forma em que a imaginação do que terá sido a sua presença no lugar se confunde com as imagens que podemos fazer dos personagens a viver naquele mesmo lugar”, de acordo com palavras do músico.

E acrescenta: “É um triplo estar: o estar da Agustina, o estar das suas personagens e o nosso próprio estar que é ao mesmo tempo uma tripla ficção em si mesmo. Já nem nós somos o que somos.

Mas Vitor Joaquim não está sozinho neste trabalho. Em “Quietude”, volta a contar com a “maravilha mestria” do trompetista João Silva, que já havia colaborado no antecessor “The Construction of Time”, lançado há um ano e um dos nossos favoritos de 2020. Mais ainda, o experimentalista português não deixa de agradecer ao convite de Gustavo Monteiro, da Sekoia, e dá nota para as “maravilhosas colaborações” de Carolina Martins, na cover art, e de Carlos Santos, na cover design.

Este ano, o também professor e investigador setubalense esteve ainda envolvido em “In Situ”, uma peça criada para o projeto europeu Musa, que teve lugar no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT).

Recorda aqui a nossa entrevista com Vitor Joaquim, conduzida em 2020 no âmbito do disco “The Construction of Time”.

Pela primeira vez com um título de disco e de faixas em português, “Quietude” pode ser encontrado no Bandcamp, onde é também possível encomendar a versão física do trabalho:

Fotografia por Maria Miguel

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p