AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Artigo, Lançamento

Faixa-a-faixa: SHANGE – headspace REMIXED

30 Setembro, 2020 - 13:45

Estreou esta quarta-feira um trabalho de remixes do single HEADSPACE, de SHANGE, e pedimos aos intervenientes para nos falarem sobre as suas reinterpretações.

Foi em maio que saiu HEADSPACE, o mais recente single do multi-instrumentista Gonçalo Lemos, com selo da Chilli Pepper Fields Records. Nesse tema, o aveirense “tentou fazer algo que soasse diferente de tudo aquilo que já criou” e, agora, a convite do músico, chegou a vez de Xavier, Laniakea, Lazer Mike e Vasco Completo mostrarem as suas próprias versões dessa viagem.

Neste “headspace REMIXED”, Xavier mantém um pouco da estética IDM de HEADSPACE, mas com uma ambiência bem demarcada, enquanto Laniakea dá uma roupagem mais techno com um ligeiro toque trancey. Já os Lazer Mike viram-se para o seu habitual mundo de deep house antes de Vasco Completo pegar em elementos como baixo, guitarra e voz para dar um autêntico twist, encerrando o lançamento com chave de ouro.

Mas quem melhor do que os próprios artistas para nos descrevem as suas reinterpretações e explicarem o processo deste trabalho? À medida que ouves os diferentes remixes deste lançamento, podes ler as respostas dos intervenientes mais abaixo.

Xavier
“No tema original, o que mais me cativou foi a bridge. Achei que era uma secção diferente do resto e que a partir dali a música tinha uma outra cor. Partindo daí, desconstruí as diferentes camadas e tentei refazer a bridge somando camada a camada até chegar ao ponto em que a essência estava presente e era altura de voltar à raiz do tema. Recorrendo à magia de synths e processadores de efeitos, fui deixando a minha marca em diversos elementos tendo sempre presente a âncora do tema original”.

Laniakea
“A faixa original transporta-nos numa viagem repleta de feixes de luzes coloridos que harmoniosamente se vão fundindo. Para o remix tentei manter esta estética, mas, ao mesmo tempo, conferir-lhe um lado ligeiramente mais escuro e sombrio. Aproveitei a linha original de piano para formar uma sequência curta de constante repetição que através da modulação se vai subtilmente movimentando. Ao longo da faixa, os restantes adornos – elementos mais fiéis à versão original – vão invocando a sonoridade original de HEADSPACE.”

Lazer Mike
“Ficámos cativados por diferentes partes da canção, e numa primeira abordagem construímos uma progressão à volta do riff de piano, mas que se dissolveu no decorrer da composição, tendo o tema tomado um caminho mais físico, centrado numa bassline rolante, juntamente com um beat bastante direto, ‘in your face’. O resultado final revela a faceta peak time dos Lazer Mike, onde a ligação mais notória com o tema original está no sample inicial de cariz mais étnico, que aparece aqui e acolá sorrateiramente na nossa remistura.”

Vasco Completo
“Comecei por escolher entre todas as pistas os elementos que mais facilmente poderia reapropriar – escolhi aquele riff de piano, claro, entre algumas texturas harmónicas e melódicas do original. Experimentei pegar na mesma batida, que acabou por funcionar com o resto dos samples, todos em pitch-down. Desenvolvi a estrutura com base nos takes de guitarra rítmica que gravei. O baixo, de seguida veio dar força e groove ao remix todo. Fui adicionando camadas, de melodias de guitarra e efeitos. Os últimos elementos terão sido a voz e os seus chops – uma experiência diferente para mim, que poucas foram as vezes que usei a voz num registo similar a este.

Tinha medo de fugir muito à ideia base da HEADSPACE, mesmo que se reconheçam timbres e ideias harmónicas da original. Felizmente, o SHANGE procurava mesmo alguma distância num registo mais lento e… emocional, talvez? Esta cena downtempo e quase trip-hop pôde fluir bem com o fechar dum trabalho de eletrónica mais dançada do resto dos produtores – que criaram remixes excelentes.

Tendo tudo isso em conta, creio que este tema é dos que me orgulha mais deste ano, talvez pelas experiências novas. É, na verdade, a primeira vez que faço um remix, e por isso mesmo me é tão especial. Feliz dia de lançamento para nós!”

“headspace REMIXED” está disponível desde esta quarta-feira e podes encontrá-lo nas habituais plataformas de streaming.

relacionados

Deixa um comentário

Periodicidade: diária






t

o

p