AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

Coletivo berlinense Liquid Sky vai plantar 27 mil árvores em Portugal

29 Outubro, 2019 - 11:06

O objetivo do Liquid Sky Project 27.027 é reflorestar a zona do Monte da Salvada, no distrito de Beja, nos próximos 10 anos.

É pela freguesia de Santana da Serra, concelho de Ourique, que o veterano alemão Ingmar Koch (tcp Dr. Walker e metade dos Air Liquide) e a arquiteta Carina Guerreiro, juntamente com os munícipes locais e o coletivo do qual fazem parte – o Liquid Sky, que conta com mais de 50 membros pela Europa e que tem agora um pé no nosso país – irão plantar um total de, pelo menos, 27.027 árvores.

“Depois de mudar a sede da Liquid Sky para o sudoeste de Portugal, num local com um enorme terreno, é uma consequência lógica dos nossos objetivos e intenções ‘terraformar’ esta área num oásis verde e sustentável, repleto de plantas e vida selvagem”, lê-se no Facebook.

Para este projeto, que já chamou a atenção de universidades portuguesas, os membros do coletivo seleccionaram três categorias de árvores a plantar: “árvores tradicionais e robustas que sejam capazes de sobreviver a incêndios florestais ligeiros; árvores que produzam frutos para alimento e nutrição de humanos e animais; e árvores de crescimento rápido e de folhagem volumosa para criar abrigos para a vida selvagem indígena”.

À A Cabine, Ignmar Koch revelou ainda que a equipa planeia criar “pequenos lagos artificiais”, assim como adquirir “geradores de água” que produzem cerca de 100 litros de água por dia a partir da atmosfera. Antes disso, vai ser preciso “contratar profissionais agrícolas experientes para cuidar deste projeto”, conforme descrito no Facebook, numa atividade que, assim que o objetivo principal seja cumprido, poderá “expandir para as colinas e vales das áreas circundantes”.

Para ajudar na realização deste projeto, o coletivo Liquid Sky, originalmente fundado por Claudia Rey e Carlos Slinger em 1986, está não só a aceitar doações monetárias, mas também de bens, mais concretamente de ferramentas, como podes encontrar nos detalhes disponíveis na página oficial.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p