AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Faleceu Gabriel Delgado-López, dos D.A.F.

23 Março, 2020 - 23:41

O vocalista dos influentes Deutsch Amerikanische Freundschaft morreu no domingo, aos 61 anos.

A notícia foi avançada esta segunda-feira por Robert Görl, com quem “Gabi” Delgado fundou os D.A.F. À hora de publicação, a causa da morte não foi revelada.

Nascido em Espanha mas a viver na Alemanha desde os 8 anos de idade, Delgado-López fundou os D.A.F. em 1978, ao lado de Görl, ele que inclusivamente tocou em vários grupos punk. A banda, que assinou discos em editoras tão reconhecidas quanto Mute e Virgin, separou-se em algumas ocasiões, mas é inegável a influência e o lado pioneiro nos mundos electro-punk, EBM e não só, como é caso do género apelidado como NGW (new german wave).

Gabi Delgado – que teve também outros projetos e uma carreira a solo, lançando álbuns como “Mistress” (1982) – é tido como um dos primeiros responsáveis a organizar uma festa de música house na Alemanha, juntamente com WestBam e Marc Gubler, tendo ainda fundado as labels de techno Delkom Club Control, BMWW e Sunday Morning Berlin.

Em 2003, os D.A.F. editaram o seu último álbum, “Fünfzehn Neue DAF Lieder”, eles que tocaram por Reino Unido e Grécia no início deste ano.

Direitos de imagem reservados (capa do álbum “Alles Ist Gut”)

relacionados

Deixa um comentário



t

o

p