AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

Festival Forte responde a acusações de falta de pagamentos

29 Agosto, 2019 - 11:45

O comunicado foi publicado no Facebook na quarta-feira.

A sexta edição de Festival Forte aconteceu de 22 a 25 de agosto no habitual Castelo de Montemor-o-Velho. Depois do cancelamento de Sleeparchive na quinta-feira, outros artistas utilizaram também as redes sociais para anunciar que não iriam viajar até o evento devido a falhas nos pagamentos, pormenores que a organização já havia justificado à agência Lusa no início desta semana.

“Com valores baseados na arte e numa paixão subjacente que sempre foi a essência” do festival, explica a organização em comunicado, “é inevitável lidar com a importância do dinheiro e a pressão imposta pelas agências e fornecedores que exigem que todas as despesas sejam pagas antecipadamente, algo que é, hoje, apenas possível para festivais maiores com possibilidades económicas”.

Nas palavras da organização, esta sexta edição foi a “mais complicada” – “quando começámos a agendar artistas, todas as agências sabiam acerca da situação do festival”, de que “no ano passado houve um crowdfunding” e de que “muitos artistas foram pagos muito depois das suas atuações”. Ainda assim, lê-se comunicado, “as agências aceitaram ter os seus artistas a tocar nesta edição de Festival Forte”; “ninguém foi forçado e nada foi escondido”.

Ao longo do texto, é ainda referido que “as redes sociais tendem a exagerar fatos” e que “é frustrante ler comentários a dizer que”, entre outros, “não havia voos e hotéis marcados para os artistas, o que é completamente falso”. “À exceção de voos para os TR-101”, “todos os voos, hotéis, motoristas e jantares foram pagos a todos os artistas”, o que fez a organização ter vários gastos em logística e despesas, “incluindo as taxas das agências que decidiram cancelar atuações”.

Entre outros aspetos, a nota publicada menciona que muitas “agências não avisaram que os artistas iriam cancelar”, sendo que a organização soube do cancelamento através de publicações nas redes sociais. O comunicado cita ainda as intenções de as dívidas serem saldadas, com a organização a declarar um “sincero pedido de desculpas” e a vontade de “honrar os seus compromissos”.

“Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para fazer deste festival um evento especial”, acrescenta, “mesmo sob condições adversas”. “O Forte é um festival não-comercial, não é uma máquina de fazer dinheiro” e não tem “patrocínios ou grandes investidores por trás”, lê-se na nota, na qual se refere que este é um projeto feito por amor e que “é isso que o torna especial”.

Lê abaixo a nota publicada pelo Festival Forte na íntegra.

Festival Forte

Festival Forte is a special festival that stands out for the bold artistic offer that it presents albeit the difficulties and continuing struggle to survive in a cold business driven music industry….

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p