CATEGORIA
Notícias

Lina e Raül Refree nomeados para os Music Moves Europe 2021

23 Setembro, 2020 - 18:36

A dupla luso-catalã reinterpreta os fados de Amália Rodrigues com recurso a sintetizadores.

O projeto composto pela cantora portuguesa Lina e o músico catalão Raül Refree foi nomeado para os prémios Music Moves Europe 2021, da Comissão Europeia. O concurso foca-se em artistas emergentes do espaço europeu que representam “o som europeu de hoje e de amanhã”. Os nomeados foram apresentados no festival Reeperbahn de Hamburgo, na Alemanha, na semana passada.

Linda Rodrigues é artista multidisciplinar e cantora. Estudante atenta do fado de Amália Rodrigues, já se tinha estreado a solo, tendo editado em 2014 e 2017. Depois, juntou-se ao músico produtor espanhol Raül Refree, que trabalhou com nomes como Rosalía e Sílvia Perez Cruz. O resultado é uma reinterpretação dos fados mais emblemáticos de Amália com recurso a sintetizadores.

Em janeiro, Lina e Raül Refree lançaram um disco homónimo que navega entre temas como Barco Negro, Medo, Gaivota e Foi Deus. Além de elogios na BBC e nas revistas Les Inrocks e Pitchfork, o álbum foi ainda premiado pela editora alemã Glitterbeat Records. Está também nomeado para os prémios franceses Victoires du Jazz, na categoria de World Music, a atribuir em outubro, em Paris.

Em tour internacional desde julho de 2019, a dupla tem vários concertos marcados no próximo mês. Abrem outubro com uma passagem pelo ciclo “Há fado no cais”, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, dia 1, e segue-se Tenerife, dia 8. Depois, dão um pulo até Londres dia 19 e voltam às terras de “nuestros hermanos” dias 25 e 26, em Salamanca e Barcelona, respetivamente.

Entre os nomeados para os Music Moves Europe 2021, estão também Alyona Alyona (Ucrânia), Bratri (República Checa), Calby (Dinamarca), Crystal Murray (França), Inhaler (Irlanda) e Julia Bardo (Itália). Há ainda nomes como Lous and The Yakuza (Belgica), Melenas (Espanha) e Mero (Alemanha), a par de My Ugly Clementine (Áustria), Nea (Suíça), Rimon (Países Baixos), Sassy 009 (Noruega), Squid (Reino Unido) e Vildá (Finlândia).

Podes deixar o teu voto aqui, sendo que os vencedores vão ser anunciados dia 15 de janeiro, no Festival Eurosonic, em Groningen, nos Países Baixos. O cartaz conta com a cantora portuguesa Pongo, uma das vencedoras deste ano que recebeu, além da possibilidade de atuar no festival, um prémio no valor de 10 mil euros para promoção internacional.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p