AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Morreu Andrew Weatherall

17 Fevereiro, 2020 - 15:41

O inglês tinha 56 anos.

Andrew Weatherall morreu esta segunda-feira, 17 de fevereiro, pela manhã, segundo nota publicada pela sua agência, citada pela imprensa internacional. De acordo com esse comunicado, o veterano faleceu vítima de uma embolia pulmonar, num hospital de Londres, onde estivera a ser tratado. A morte foi “rápida e pacífica”, precisa a declaração.

DJ, produtor (nos dois sentidos), pioneiro, promotor. Andrew Weatherall foi tudo isso e muito mais. O britânico viveu o acid house como poucos – afinal, teve também um papel nesse movimento, cuja importância no seu país é incontornável – e esteve envolvido em influentes projetos, como é caso dos The Sabres of Paradise – que atuaram também como label – e dos Two Lone Swordsmen, duo que partilhava com Keith Tenniswood.

Do house ao techno, a passar pelo dub ou trip-hop, a envolvência de Weatherall na música foi altamente abrangente. Entre outras aventuras, o inglês, que lançou o seu último álbum em 2017, “Qualia”, remisturou artistas como Björk, Manic Street Preachers, New Order ou My Bloody Valentine ao longo da carreira. Enquanto produtor, Weatherall chamou a especial atenção em 1991, quando trabalhou com os Primal Scream no aclamado disco “Screamadelica”.

A última passagem de Andrew Weatherall por Portugal foi em janeiro passado, no Lux Frágil, ele que se preparava para lançar “Unknown Plunderer / End Times Sound” no final deste mês.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p