AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

Portal Radio quer abrir espaço único no Porto

12 Dezembro, 2018 - 10:17

A Portal Radio arrancou campanha de crowdfunding recentemente, com o objetivo de abrir um novo espaço na cidade do Porto.

O projeto portuense, localizado na Rua de Cedofeita, quer “expandir para um espaço de artes cultural” que não só albergue atos musicais, mas também instalações artísticas ou comes e bebes, estes últimos através de um restaurante e bar. Com foco na música eletrónica, o ‘Portal: Arts and Music Space’ irá atuar como uma associação sem fins lucrativos que terá, acima de tudo, o objetivo de dar “suporte a artistas e músicos do Porto”, mas também de outros locais, através de espaços para “gravação, networking e criação”.

Na Rua de Bonjardim, o espaço escolhido tem cerca de 300m2, e é “ideal” para, com as condições necessárias, manter o mínimo de barulho no exterior, evitando o descontentamento dos moradores da zona, como explica a Portal na sua campanha de crowdfunding.

A organização, composta por Sian Baker (designer, dj, programadora), Dan Sheffield (designer, artista, músico), Pedro Centeno (arquiteto, músico, curador) e Jonathan Cairns (chef, bartender), quer dividir o espaço em três áreas, tendo como preocupação a eficiência da área e do som. Além do espaço adicional para sessões de gravação privadas, por exemplo, o “centro de artes” quer contar com uma área para comer e beber, área de cozinha e bar, e ainda o palco e a pista, claro, com todas as condições para espetáculos, como bandas, djs ou performances.

À sexta-feira e sábado é dia de música e festa; durante a semana, o espaço pode ser usado para as já referidas gravações em estúdio, workshops, servindo também como local para networking e aproximação da comunidade, que será servida pela cozinha a cargo de Jonathan Cairns. A organização pretende também abrir o bar fora do fim de semana caso o local esteja aberto para exposições ou workshops.

Com isto, a Portal estima um orçamento de 10,000€ para financiar o espaço e todas as condições que quer oferecer à comunidade portuense (e restante país), desde a construção do bar e área de cozinha até à insonorização, entre outros.

Para aqueles que apoiarem a causa, a organização tem uma série de recompensas, como entradas para os primeiros eventos, tote bags, obras de arte de Dan Sheffield ou refeições do chef Jonathan Cairns.


No final de setembro, A Cabine esteve à conversa com uma das fundadoras do projeto, Sian Baker, numa entrevista publicada a 13 de novembro.

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p