AUTOR

Rui Castro

CATEGORIA
Notícias

Suso Saiz atua em Arcos de Valdevez este sábado

29 Agosto, 2019 - 10:15

A estreia dos eventos Onda acontece já este sábado com uma viagem pelo experimentalismo, ambient e new wave. A entrada é gratuita.

É no “castelo rural” Paço de Giela – monumento nacional desde 1910 – que se desenrolará a primeira edição de Onda, “uma série de eventos que pretende ser uma ponte de ligação entre Arcos de Valdevez, a música experimental e ambient e novos medias”.

O convidado especial é Suso Saiz, veterano músico, compositor e produtor espanhol que partiu do jazz, e do estudo da guitarra, para explorações sónicas vanguardistas que o tornaram num dos pioneiros da new wave por terras de nuestros hermanos, ainda nos anos 80, e uma referência da música eletrónica ambiental. Os mais de 20 álbuns no seu reportório, e inúmeras contribuições para bandas sonoras de filmes, curtas-metragens, documentários e programas de televisão, valeram-lhe prémios nacionais e internacionais. Prevê-se que o ambient de tonalidade sonhadora, pacificadora, íntima e sentimental do seu mais recente trabalho – o álbum Nothing is Objective, editado no passado mês de abril pela editora holandesa Music From Memory – será alvo de escrutínio nesta atuação.

À referência da eletrónica espanhola juntam-se ainda a música drone, simultaneamente espiritualista e pós-apocaliptica de Cody XV, a maquinaria e modulares caseiros de Clothilde, e ainda a criação em tempo real com recurso a sintetizador modular do portuense Daniel Martinho.


O Onda #1 insere-se nas “Noites no Paço”, iniciativa promovida anualmente pelo Município de Arcos de Valdevez, e tem entrada gratuita.

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p