AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Teatro Rivoli celebra 88º aniversário esta semana

13 Janeiro, 2020 - 17:33

Por entre arte como dança e teatro, há também Mohammad Reza Mortazavi e King Earthquake neste aniversário do Teatro Municipal do Porto.

É esta quinta-feira (16), sábado (18) e domingo (19) que o Teatro Rivoli festeja o seu 88º ano de existência, uma já habitual celebração anual na cidade do Porto. De circo contemporâneo a teatro, a passar por performances e instalações, há muito para ver neste evento com entrada livre.

Na noite de sábado, em coprodução com a portuense Matéria Prima, o Teatro Municipal do Porto recebe Mohammad Reza Mortazavi (na fotografia), no Understage, pelas 23h30. O músico iraniano é tido como um dos melhores tocadores de tombak, instrumento de percussão persa que domina desde bem cedo. Os seus trabalhos com Burnt Friedman e nas editoras como a portuguesa Padre Himalaya e a francesa Latency, explica a organização, “provaram-se cruciais ao introduzirem os seus ritmos ao universo das vanguardas da música eletrónica, experimental e de dança”.

Já King Earthquake, um autêntico “veterano da cultura dub inglesa” e responsável pela editora e sound system com o mesmo nome, toca pelas 23h30 no Café do Rivoli, também numa festa em coprodução com a Matéria Prima. Através da sua label, Errol Arawak “editou alguns dos grandes clássicos steppers dos anos 2000 – uma derivação inglesa, digital e pulsantes do dub jamaicano (…) que, mais tarde, viria a servir de inspiração a Mala e companhia na construção do género que ficaria conhecido como dubstep”, lê-se no site oficial. No evento, “apresentar-se-á aos comandos do ainda jovem, mas poderoso, sound system português dos Mystic Fyah, numa celebração da música da diáspora caribenha na Europa, que será iniciada com um tributo da Favela Discos às sonoridades dos metais da cultura dub”.

Consulta aqui toda a programação, que inclui, por exemplo, a instalação “Phonopticon” pelas mãos da Sonoscopia.

E não se esqueçam: A entrada é gratuita e os bilhetes (para sábado e domingo) podem ser levantados na Bilheteira do Teatro Rivoli no sábado, 18 de janeiro, a partir das 11h00, no máximo de dois bilhetes por pessoa e por espetáculo (sujeito à lotação das salas)

Fotografia por Inês Delgado

relacionados

Deixa um comentário



t

o

p