CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Já saiu “Faca de Fogo”, disco dos Gnod ao lado de João Pais Filipe

6 Julho, 2020 - 15:21

O noise psicadélico do grupo britânico e os ritmos contemporâneos do percussionista portuense reunidos num só disco.

Toda esta viagem sonora tem uma história que nos leva até ao festival Milhões de Festa, em Barcelos, há dois anos. Foi aqui que coletivo industrial se cruzou com um dos pratos em forma de skate esculpido por João Pais Filipe, tendo sido este o gatilho para uma futura colaboração.

No ano a seguir, em 2019, os Gnod, coletivo de Manchester do qual faz parte a portuguesa Marlene Ribeiro, vieram até à cidade Invicta, onde atuaram com o percussionista nos Maus Hábitos depois de ensaios e de improvisação ao longo de três dias. Este espetáculo foi também fonte para a escrita de “Faca De Fogo”, agora editado pela Lovers & Lollypops e pela Rocket Recordings.

O percurso musical nestas quatro faixas é praticamente inclassificável. As influências dos vários campos do experimentalismo e da música oriental falam por si, resultando num exagero equilibrado de graves, harmonias aconchegantes, sons falantes, distorção e um tribalismo futurista ainda longínquo. Todo o cenário pictórico, embora dinâmico e ligeiramente diferente ao longo da viagem, transpira poliritmos, progressão e uma repetição incansável.

A apresentação deste novo disco estava planeada para o Supersonic Festival, no Reino Unido, mas, devido à situação atual, teve de ser cancelado.

O formato físico, em vinil, já está esgotado, mas é possível adquirir e ouvir a versão digital no Bandcamp da Lovers & Lollypops, editora que esteve também responsável pelo mais recente disco de João Pais Filipe.

Fotografia por Renato Cruz Santos

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p