AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“Spectre Research” é o novo trabalho de Dust Devices

20 Novembro, 2019 - 12:21

O lançamento assinala ainda a primeira edição da portuense Mera.

Depois de editar o seu primeiro álbum, “Resonant Remnants“, em fevereiro, Dust Devices prepara-se agora para apresentar “Spectre Research EP”, release marcado para dia 21.

Neste trabalho, segundo comunicado, o portuense “mostra-se e deixa-se ser contaminado pelo mundo”, inspirando-se “na música industrial e EBM dos anos 80” e explorando o “contraste entre ritmos mecânicos” e “uma atmosfera líquida, recheada de texturas que reclamam um mundo misterioso e estranhamente convidativo”.

“O novo EP foi apenas finalizado após a apresentação do projecto – ainda numa fase muito inicial – na Prolifera #1, o primeiro momento da festa da Mera”, menciona a editora, que refere ainda que “a procura pela criação de novas camadas é uma intenção constante – como Cláudio explica, ‘tento sempre que as músicas tenham mais dinâmica e layers com detalhes’”.

À excepção do já referido “Resonant Remnants” e da recente participação na compilação “IV” da Rádio Quântica, conhecemos pouco de Cláudio Oliveira, o produtor por trás do projeto Dust Devices. Ainda assim, em comunicado, a Mera explica-nos que Oliveira é um “compositor e sound designer baseado no Porto” que “marcou o seu percurso não só no desenvolvimento de bandas sonoras e sonoplastia para cinema, como também pela produção artística” – entre essas, “instalações sonoras” e participações “em iniciativas de música coletivas tais como RITES, PHLP e OLEC”.

Fundada em 2019, a Mera é uma plataforma portuense que “tem como objectivo expôr a música electrónica – especificamente electro, acid, techno, breakbeat e bass – que está a ser produzida na Invicta”. “O foco”, esse, é “cruzar o mundo da música eletrónica com o mundo digital dos visuais, ambos altamente presentes e representativos da cultura contemporânea”.

A partir de quinta-feira, podes encontrar o trabalho no Bandcamp. Até lá, podes ver (e ouvir) o videoclip de Formation, “com realização de Daniel Assunção e Nelson Duarte, colaboradores nativos da Mera”.

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p