É um investimento milionário que arranca com obras de conversão no espaço. Antes de tudo, há uma festa de quatro dias esta semana.
10 milhões é o valor que o grupo estrangeiro, que prefere não revelar a identidade mas não é anónimo, pretende usar para converter o espaço. Inativa há quase 10 anos, a Garagem Atlântico, na Batalha, Porto, vai voltar à vida como um espaço cultural e criativo em 2018.
José Rebelo e Filipe Teixeira, com ligações a projetos em Lisboa e Porto, respetivamente, assumem a curadoria do projeto, de acordo com a imprensa nacional. Nas palavras de Teixeira, pretende-se que “a Garagem Atlântico tenha uma identidade forte, mas que seja suficientemente aberta para que cada pessoa possa vivê-la à sua maneira”.
“Sentimos que há espaço no Porto para criar lugares onde as pessoas possam simplesmente estar, encontrar-se e descobrir coisas novas”, refere ainda. Por isso, a história do edifício será “reinterpretada para transformar um espaço para levar pessoas para outros destinos num lugar que quer ser, ele próprio, um destino na cidade”.
O projeto tem por objetivo “cruzar cultura, criatividade, gastronomia, comércio e comunidade”, pode ler-se nesse comunicado. Já na New In Porto, ficámos a saber que, “quando as obras estiverem concluídas, a Garagem Atlântico terá projetos permanentes e pop-up de gastronomia, espaços para designers, alfarrabistas e lojas de discos, além de uma galeria com quase 300 metros quadrados, um pequeno horto em formato de estufa e uma zona de coworking.”
O “projeto prevê ainda uma black box insonorizada, com entrada independente, preparada para receber teatro, dança, concertos e DJ sets”, sendo que “a Circus Network e a East Side Radio, que passará a emitir diretamente do edifício, estão entre as primeiras parcerias confirmadas.”
Antes das obras, entre 10 e 13 de setembro, a Garagem Atlântico abre portas para um evento gratuito em que “este espaço histórico do Porto volta a ganhar vida com música, comida, cultura e comunidade – um encontro pensado para celebrar a cidade, as pessoas e a energia que sempre fizeram parte deste lugar”, escreve-se na 3cket, onde podes garantir bilhete gratuito para o evento.
Segundo o Observador, o grupo de investimento estrangeiro prefere manter o anonimato apesar de dizer que é composto por mais de 30 nacionalidades. No entanto, é pública a informação de que o projeto está sob alçada de Vital e Omer, casal israelita por trás da empresa Live Abroad, presente no mercado imobiliário portuense desde 2018, conforme se pode ver no site que dá conta do investimento na Garagem Atlântico.
Ao jornal, a Câmara Municipal do Porto referiu que, “por não se tratar de um imóvel municipal, a autarquia não tem qualquer envolvimento no projeto, limitando-se ao papel de entidade licenciadora caso venha a ser submetido um pedido de controlo prévio de operação urbanística.” Já o site atrás referido diz que o projeto teve “iniciativa e apoio” da câmara.
ATUALIZAÇÃO: A notícia foi atualizada com informações públicas sobre o investimento (9 de setembro às 14h21)
ERRATA: A notícia dizia que Filipe Teixeira está ligado ao Plano B, o que não é verdade. Embora tenha feito parte da casa no passado, não faz parte da estrutura há vários anos (9 de setembro às 17h00)
Fotografia por @bigsignhunter

Deixa um comentário