AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

António Costa anuncia encerramento de discotecas

13 Março, 2020 - 9:59

O encerramento de escolas, bares e discotecas foi anunciado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, na noite de quinta-feira, em declarações ao país.

Ainda que uma série de espaços noturnos tivesse anunciado o encerramento temporário sob indicações da DGS, dada a atual situação da epidemia de Covid-19, agora é uma certeza: foi “determinado o encerramento das discotecas e estabelecimentos similares” pelo Governo português, ainda sem data definida para reabertura.

Em declarações ao país, como disponível no site oficial do Governo, António Costa anunciou várias medidas, incluindo o encerramento de escolas, creches e universidades a partir de segunda-feira, 16 de março, e, pelo menos, até 9 de abril, “sendo esta medida sujeita a reavaliação”.

Entre outras, “será estendida a todo o país a limitação de visitas a lares de idosos, tal como é recomendado pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças”; reduzida “em um terço a lotação máxima de cada estabelecimento de restauração, de forma a aumentar o espaçamento entre os clientes”; proibido o “desembarque dos passageiros dos navios de cruzeiro, que poderão continuar a aportar para reabastecimento, com exceção dos passageiros que sejam residentes em Portugal, que são muito bem-vindos”; e limitada “a frequência de centros comerciais ou de serviço público”.

Além disso, o Governo português irá tomar medidas como, “em primeiro lugar, reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde, para responder a esta situação de crise”; “em segundo lugar, assegurar a proteção do emprego, contribuindo para a viabilidade de empresas que estão a ser atingidas por este período de crise”, lê-se no site oficial.

Relembre-se que estas medidas visam travar a propagação do Covid-19, muito conhecido por novo coronavírus, que, na quarta-feira passada, foi declarado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde. À hora de publicação, Portugal tem 78 casos confirmados e 637 suspeitos; já Espanha, por exemplo, conta com 2000 casos e 40 mortos, segundo o El País.

Direitos de imagem reservados (fotografia retirada das plataformas de media sociais oficiais de António Costa)

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p