AUTOR

Rui Castro

CATEGORIA
Notícias

DJ Hype e Aphrodite vão à praia na Costa da Caparica

16 Março, 2019 - 11:11

Dia 6 de abril há nova edição das Drum Yard, e a demanda para trazer lendas do drum’n’bass a Portugal continua.

Depois de, no passado dia 2 de fevereiro, ter trazido 3 pesos pesados – Nicky Blackmarket, Ray Keith e Bryan Gee – a Lisboa, a Drum Yard desloca-se para o Waikiki, um bar na Praia da Sereia, Costa da Caparica, com mais dois colossos deste género. A acompanhar estarão The 3 DJ, FBI, Zman e Mee k.

DJ Hype (na fotografia) esteve nos primórdios da música eletrónica no Reino Unido, tendo iniciado a sua carreira nos anos 80 a passar house, hardcore e hip-hop. Apesar de ter começado a produzir em 1990, foi como dj que alcançou o reconhecimento internacional que lhe permitiu alcançar o estatuto de figuras proeminentes da cena como Grooverider, Goldie ou LTJ Bukem.

O seu percurso enveredou ainda por rádios piratas como a Phantasy Fm e a Jeb FM, que lhe valeram os prémios de melhor dj masculino e melhor dj de rádio em 1994 e 1995, respetivamente. Mais tarde foi ainda uma das figuras principais da Kiss FM. Mas foi no trabalho com editoras onde mais se destacou. Em 1994 estabeleceu a Ganja Records, que teve um sucesso tremendo nos primeiros anos de existência. Mais tarde, em 1997 inaugurou a True Playaz com Dj Zinc, Pascal e Rude Bwoy. No entanto, em 2006, esta viria a reformular-se apenas como Playaz. O nome alterou mas a essência manteve-se intacta. Sucessos estrondosos de faixas como Mr Happy, Machete, Killers don´t die, Original Ninja e Move, e ainda a colaboração de artistas como Dj Hazard, Original Sin, Taxman ou Jaydan ajudaram a estabelecer a editora como a rainha do subgénero jump up, e uma das mais influentes de sempre.

Aphrodite é também uma das figuras pivotais do jungle, e um dos fundadores do jump up. Com releases que datam desde 1992 na sua Aphrodite Recordings, e uma quantidade impressionante de lançamentos ao longo da sua carreira, este foi um dos responsáveis pelo surgimento do jungle/drum’n’bass mais direcionado à pista, com a introdução de numerosos elementos do hip-hop e ragga à mistura.

Os bilhetes já estão à venda por 10€, e podem ser adquiridos aqui.


Direitos de imagem reservados

relacionados

Notícias

Deixa um comentário

t

o

p