AUTOR

Rui Castro

CATEGORIA
Notícias

Special Request e Violet levam o espírito rave até o Lux Frágil

16 Maio, 2019 - 15:34

A 13 de junho, a editora de Violet, naive, volta ao Lux Fragil para uma noite desprovida de rótulos. Preparem-se para suar.

Depois de ter convidado a sueca Almaty e Luar Domatrix para a sua primeira festa de 2019, a naive volta ao Lux Fragil a uma quinta-feira, 13 de junho, com um dos maiores responsáveis pelo revivalismo rave. Violet será a anfitriã que o acompanhará na viagem sonora da noite.

Special Request é um dos pseudónimos de Paul Woolford, dj e produtor veterano de Leeds que já lançou em editoras como Planet E, Hotflush, Pokerflat ou a Phonica e cuja reputação no house e techno é inegável. Mas, apesar do sucesso que obteve em nome próprio, Paul sentiu a necessidade de se libertar do lado mais corporativo da indústria musical, e adotar a atitude rebelde e irreverente que havia sentido outrora nos primórdios do surgimento da cena rave, onde a convenção livre de regras das rádios piratas dava asas ao nascimento de novas sonoridades assentes, sobretudo no hardcore, jungle e breakbeat. Assim, ao capturar essa energia, Paul voltou a sentir a paixão pela produção e a consequência não poderia ser mais frutífera.

O produtor anunciou que já tem quatro álbuns para lançar através da Houndstooth, sendo Vortex o primeiro, que sairá a 31 de maio. Este é o primeiro álbum como Special Request desde Belief System, também editado pela Houndstooth, em 2017. Belief System foi amplamente aclamado pela crítica e designado por muitos como o melhor trabalho de Special Request, e quiçá a grande obra de Paul Woolford. Tudo graças a 23 faixas, de grande abrangência musical, elaboradas ao longo de três anos de trabalho, e feitas a partir dos arquivos do artista, que datam desde 1993, e que foram aperfeiçoados pela (r)evolução tecnológica e a mestria entretanto adquirida.

Poder-se-á falar no seguimento de uma onda revivalista e nostálgica da cena rave, mas o que é facto é que a paixão por estas sonoridades sempre esteve presente na vida de Paul – veja-se o hit Erotic Discourse, lançado em 2006 como Bobby Peru. É óbvio que, aliado a isso, o timing foi perfeito pois as pessoas estão mais dispostas a ouvir novamente sonoridades mais drásticas.

Podemos afirmar, assim, que Special Request é um convidado natural da naive, e consequentemente de Violet, cuja liberdade criativa constitui um denominador comum. A dj e produtora lisboeta tem-se tornado num dos nomes mais sonantes da cena portuguesa, com o britânico The Guardian a destacar o seu papel no “retorno utópico dos breakbeats“.

Como habitual, a entrada para o evento deve ser feita apenas à porta.


Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p