AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

O Yuki Conjugate confirmados para Porto e Lisboa

27 Março, 2019 - 10:08

Os concertos acontecem no primeiro fim-de-semana de abril.

Os britânicos O Yuki Conjugate passam pelo Teatro Municipal do Porto e por Lisboa, na Igreja do Ingleses (Rua São Jorge 6, à estrela)*, pela mão associação lisboeta Nariz Entupido, a 5 e 6 de abril, respetivamente, onde se irão apresentar com os dois membros originais da banda.

Como explica a organização, “no início dos anos 80 assistimos a um movimento musical de vanguarda que expandiu as premissas lançadas pela música industrial e incorporou elementos medidativos, o ocultismo e a experimentação sonora, num crescente fascínio pelas afinidades entre a música étnica, tribal e a eletrónica”, algo que os OYC representam na perfeição.

Roger Horberry e Andrew Hulme fundaram o projeto em 1982 e, por entre hiatos e diferentes membros, os O Yuki Conjugate afirmaram-se como um importante grupo que, “fiéis à definição de ‘música ambiente’ de Brian Eno, descontruíram convenções musicais”, explorando sonoridades maioritariamente centradas em ambient mas com cunho próprio, associado por muitos a uma influência industrial, dark wave ou pós-punk – os OYC descrevem a sua música como ‘dirty ambient’, referindo, no site oficial, que se tornaram ainda mais ‘dirty’ depois do álbum The Euphoria of Disobedience.

Desde o seu longa-duração de estreia, Scene in Mirage, entretanto reeditado – que inclui Sedation, faixa que fará parte de uma compilação da Cherry Red Records intitulada Close To The Noise Floor Presents Additive Noise Function: Formative UK, European & North American Electronica 1978-84 – os OYC estiveram a cargo de vários discos, incluindo do recente Tropic, lançamento que conta com duas faixas unreleased, cada uma com aproximadamente 24 minutos, disponíveis para escuta e compra no Bandcamp.

Em 2019, a londrina Utter editou Insect-Talk, lançamento que conta com reinterpretações de Tolouse Low Trax, Howes e dos próprios O Yuki Conjugate à música que dá título ao trabalho. Também este ano, os OYC assinaram um mix de uma hora para a Secret Thirteen.

Podes encontrar bilhetes para o concerto no Porto aqui, e mais detalhes para o evento em Lisboa aqui.


ATUALIZAÇÃO*: A notícia foi atualizada com a localização do concerto em Lisboa. André Gonçalves acompanha a dupla nessa mesma cidade.

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p