AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Morreu o pioneiro Florian Schneider, fundador dos Kraftwerk

6 Maio, 2020 - 16:29

A notícia correu as redes sociais e foi entretanto confirmada por meios como a Billboard.

Florian Schneider-Esleben faleceu há uma semana de cancro. Tinha 73 anos.

Vários nomes da música, como Robert Goerl ou Scanner, recorreram às redes sociais para prestar tributo ao alemão, tendo a notícia sido confirmada há pouco pela Billboard. Antes disso, também meios como a Ouest France tinham noticiado o falecimento, mencionando a família de Florian Schneider como fonte.

Foi em 1970 que Schneider fundou o influente grupo Kraftwerk com Ralf Hütter, depois de se terem conhecido dois anos antes em Düsseldorf, onde estudavam numa escola de artes e onde ambos tocavam no conjunto de improvisação Organisation. O alemão viria a abandonar a banda em 2008, mas fez parte da formação desde início, participando nos álbuns do seminal projeto, como “Autobahn” (1974), “Trans-Europe Express” (1977) ou “The Man-Machine” (1978).

Com os Kraftwerk, Schneider influenciou vários músicos, como David Bowie, e muitos estilos, como techno – de referir a famosa frase de Derrick May, que descreveu o estilo nascido em Detroit como se “George Clinton e os Kraftwerk ficassem presos num elevador”. O músico tocou flauta, guitarra, violino e, claro, sintetizador, associando sempre um lado eletrónico e inovador.

ATUALIZAÇÃO: ao contrário da notícia original, o alemão faleceu de cancro há uma semana e não esta quarta-feira, confirmou o The Guardian.

A marca deste pioneiro da eletrónica estará para sempre presente na música, como muitos nomes o afirmaram através das redes sociais:



relacionados

Deixa um comentário







t

o

p