AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

IAN, violinista da Orquestra Sinfónica do Porto, lança álbum de estreia

26 Agosto, 2020 - 10:42

“RaiVera” mostra outra face de IAN, russa que habitualmente foca a sua atenção na música clássica.

Em 2018, pela altura em que lançou os dois primeiros EPs deste projeto, Ianina Khmelik disse que, para si, a música não é estática: “estáticas são as partituras que se tocam escritas em papel”. Dois anos depois chega “RaiVera”, cujo título é um neologismo feito a partir de “paraíso” (rai) e “fé” (vera) em russo.

O disco foi recentemente editado pela Vespertine Records e, segundo comunicado enviado à imprensa, trata-se de “um exercício de liberdade” onde há canções que “são narrativas, pequenas vinhetas ora melancólicas (Again), mais festivas (Good Girl) ou dolorosas” (Vera).

Nesse mesmo texto, pode ler-se que “IAN e Ianina são de facto a mesma pessoa, mas com maneiras artísticas diferentes”. Afinal, a já referida liberdade que a música russa imprime neste projeto constata-se “quer na forma magnífica como funde eletrónica com melodias cativantes, quer na atitude que transmite em palco”.

A viver em Portugal há vários anos, a violinista da Orquestra Sinfónica do Porto, que integrou a banda As 3 Marias, conta com a participação de dois nomes nacionais neste disco. Nuno Gonçalves, dos The Gift, ficou responsável pela produção do álbum, enquanto Pedro Oliveira, dos Sétima Legião, é uma das vozes que se escuta no tema Again.

O trabalho, que foi apresentado numa Fnac há poucos dias, pode ser encontrado nas plataformas de streaming habituais.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p