CATEGORIA
Notícias

Já há single para o primeiro álbum dos Cabaret Voltaire em 26 anos

2 Setembro, 2020 - 11:23

Acolhido pela Mute, o próximo álbum da banda, que agora é representada apenas por Richard H Kirk, tem data marcada para dia 20 de novembro.

Imperativos do universo industrial e pós-punk da música, os Cabaret Voltaire regressam com o primeiro trabalho de originais em 26 anos. Após “The Conversation”, de 1994, é com “Shadow of Fear” que Richard H. Kirk dá continuação ao percurso da banda de Sheffield enquanto membro único.

O álbum tem lançamento marcado para dia 20 de novembro, mas Vasto já está cá fora. Trata-se de uma “viagem pela história da música eletrónica que chega a um novo destino”, diz a Mute em comunicado. Com mais de sete minutos a sondar sonoridades ásperas, de dança negra e com vocals deturpadas, o grupo inglês evoca o espiritual e “desafia a categorização”.

Segundo a label, o longa-duração embala a personalidade do grupo inglês numa dança que se faz através do dub, techno, house e do kosmische da década de 70. Em referência à pandemia do coronavírus, Kirk contextualiza: “[o álbum] foi finalizado quando toda a estranheza começava a instalar-se”. Embora as vozes já tivessem sido gravadas e o vírus não pesasse no processo de construção, o trabalho de Kirk e o seu significado concreto estão “sempre abertos à interpretação”.

O projeto foi gravado no Western Works, estúdio que serviu de casa para toda a evolução da banda. “O surrealismo mantém-se presente, algo que sempre foi muito importante para os Cabaret Voltaire”, avança o integrante. Mas a essência de “Shadow of Fear” nasceu em 2014, no festival Berlin Atonal, a primeira vez que Kirk se sagrou sozinho em palco pela banda. “Uma nova era nasceu”.

“Sem nostalgia. As regras normais não se aplicam. Algo para o século XXI. Sem material antigo”. Foi assim que a missão se estabeleceu, pois o “passado é um lugar perigoso onde deambular”.

Já podes ouvir Vasto em todas as plataformas de streaming. Também já se conhece a tracklist do novo delírio sónico deste nome incontornável para a história da música, eletrónica e não só.

1. Be Free
2. The Power (Of Their Knowledge)
3. Night Of The Jackal
4. Microscopic Flesh Fragment
5. Papa Nine Zero Delta United
6. Universal Energy
7. Vasto  
8. What’s Goin’ On

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p