CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Para lá de Júpiter: Rafael Toral e João Pais Filipe editam nova colaboração

19 Novembro, 2020 - 10:20

“Jupiter and Beyond” saiu no início deste mês e sucede “Saturn”, de 2016. Tem selo da suíça three:four records.

Ir ao espaço e talvez ficar por lá… Em 40 minutos. “Jupiter and Beyond” é a nova colaboração de Rafael Toral e João Pais Filipe pela three:four records, e quer levar-nos a um lugar sem lugar, imerso no cosmos do ambient, drone ou noise.

Segundo se lê no Bandcamp, Júpiter é um gigante do Sistema Solar, povoado com “tempestades mil vezes mais poderosas do que na Terra” e “temperaturas abaixo dos -100 graus centígrados”. E é neste planeta onde chovem diamantes que se dá o ponto de encontro para o duo do veterano experimentalista Rafael Toral, que retorna à guitarra elétrica neste disco, e o percussionista João Pais Filipe.

Após a rota por “Saturn” em 2016, este lançamento também não é “definitivamente deste planeta”. A música dos dois artistas portugueses acontece em simbiose com o ar, “desdobrando-se durante dois longos movimentos sem corpo sólido ou qualquer aresta tangível”. A matéria sónica deste trabalho ergue-se translúcida por entre a percussão de Pais Filipe e o jazz experimental de Toral, que se dissolve e culmina num “material lábil, nebuloso e em expansão, ocasionalmente atingido por depressões abissais”.

No fim da travessia, em Beyond, a composição é plural e vem como lembrete “furtivo e prosaico” do lugar onde estamos “aqui e agora”, uma “chamada de volta para a Terra”. “Entre tristeza e alegria, raiva e paz, movimento e inércia”, esta colaboração é, de facto, “um espelho que se levanta”, é “música que reflete os tempos e que, antes de tudo, fala emocionalmente sobre nós”.

Gravada entre 2018 e 2019, a viagem que agora se levanta tem masterização de Julien Grandjean, com arte pela mão de Pedro Mkk. Está disponível no Bandcamp em versão digital e física (CD e vinil).

A fotografia de João Pais Filipe é de Renato Cruz Santos

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p