AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

gnration já tem planos para o início do próximo ano

16 Dezembro, 2020 - 17:32

O programa para janeiro e fevereiro no gnration já foi anunciado e inclui nomes como Casper Clausen e Ricardo Toscano.

No gnration, 2021 arranca com um dos “temas fortes” deste ano: “racismo e discriminação racial”. No dia 9 de janeiro, Januário Jano é o próximo convidado de De que falamos quando falamos de racismo. Numa conversa marcada para decorrer no YouTube, o artista multidisciplinar angolano sucede nomes como Selma Uamausse e Cristina Roldão neste ciclo de conversas e cinema, que contará também com a exibição do filme “Tabu”, de Miguel Gomes, no dia 8.

Na programação musical, o vocalista dos dinamarqueses Efterklang, Casper Clausen (na fotografia), apresenta o seu álbum “Better Way” a 16 de janeiro. No final desse mês, a 30, Ricardo Toscano vai subir a palco para interpretar “A Love Supreme”, de John Coltrane, ao lado de um quarteto formado por João Pedro Coelho (piano), Romeu Tristão (contrabaixo) e João Pereira (bateria).

Em fevereiro, na música, o supergrupo Chão Maior, composto por Yaw Tembe (composição, trompete), Norberto Lobo (guitarra), Ricardo Martins (bateria), Leonor Arnaut (voz), João Almeida (trompete) e Yuri Antunes (trombone), vai “integrar uma residência artística que culminará numa apresentação ao vivo a 13 de fevereiro”. Nesse mesmo mês, vai haver também Homem em Catarse (dia 20), no âmbito do ciclo Trabalho da Casa, e Tó Trips e Rodrigo Areias com o filme-concerto “Surdina” (dia 26).

Nas exposições, Salomé Lamas é a nova convidada de Scale Travels, “programa que alia arte e nanotecnologia, cruzando arte, ciência e tecnologia”, numa parceira com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. Com acesso gratuito, a cineasta e artista portuguesa apresenta “Gaia” de 30 de janeiro a 15 de maio. Entre 16 de janeiro e 3 de abril, também com acesso livre, Joana Chicau e Renick Bell apresentam a instalação “The stage is (a)live”.

A 27 de fevereiro, é dia de o coreógrafo e bailarino Francisco Camacho mostrar ao público “Viagem Sentimental”, fruto de uma residência artística que se irá centrar “na pesquisa de uma determinada zona geográfica para a construção de um espetáculo que reflete a sua observação de pontos de interesse e perspetivas sobre a história, a cultura e os costumes locais que recolhe em conversas com diferentes habitantes”.

E também já há planos para o segundo bimestre de 2021: depois de duas datas adiadas, Kali Malone passa pelo gnration a 6 de março. No dia anterior, a convite da Galeria Zé dos Bois, a compositora norte-americana atua na Igreja St. George, em Lisboa, com Vasco Alves a ficar encarregue pela primeira parte.

Os bilhetes para os diferentes espetáculos podem ser adquiridos em Bol.pt, no balcão do gnration ou nos locais habituais.

Fotografia por Hanna Sturm

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p