AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Morreu o inventor da cassete, Lou Ottens

11 Março, 2021 - 11:36

Foi o pai da cassete e ajudou também no desenvolvimento do CD. Tinha 94 anos.

Lou Ottens faleceu no passado dia 6 de março, mas a morte foi apenas anunciada esta quarta-feira pela família.

Aos 94 anos, o engenheiro holandês morreu na cidade de Duizel, onde nasceu a 21 de junho de 1926. A causa do falecimento não foi revelada.

Com a cassete, Lou Ottens revolucionou o mundo, particularmente a forma como as pessoas ouviam música. Em 1960, o holandês tornou-se o responsável máximo pelo departamento de desenvolvimento de produto da Philips, tendo desenvolvido a famosa cassete de fita magnética, que viria a ser apresentada três anos mais tarde numa feira de eletrónica em Berlim.

Pouco depois, Sony e Philips patentearam o modelo de Ottens como resposta às marcas japonesas que estavam a produzir também cassetes – embora, muitas vezes, noutros tamanhos. Mas o engenheiro holandês não se ficou por aqui, tendo feito parte das equipas de desenvolvimento do igualmente revolucionário Compact Disc (CD) e, também, do Vídeo2000.

Nos últimos anos, temos observado um revivalismo da cassete. Em Portugal, por exemplo, várias editoras têm apostado neste formato. Lá fora, como no Reino Unido, as vendas de cassete têm também aumentado, como indicam estudos como este.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p