AUTOR

Nuno Vieira

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“There is No End”: o álbum póstumo de Tony Allen está a caminho

16 Março, 2021 - 15:10

O lançamento está previsto para dia 30 de abril, data que marca o primeiro aniversário da morte do pioneiro do afrobeat.

Durante o ano anterior à sua morte, em abril de 2020, Tony Allen cogitava novos projetos – como, de resto, fez durante toda a sua vida. O resultado das ideias que ocupavam o lendário baterista durante os seus últimos dias é agora anunciado.

“There is No End” vem materializar um dos seus últimos desejos criativos. A sua intenção era clara, como podes recordar nas palavras citadas pela Rolling Stone: “eu quero tratar dos jovens, eles têm mensagens e eu quero carregá-las no meu beat. A ideia é transmitir à geração mais nova a possibilidade de misturar diferentes universos – do mundo do hip-hop ao mundo do afrobeat”.

Para isso, o nome forte do afrobeat convidou artistas como Danny Brown, Sampa the Great ou Skepta, entre outros, para darem voz aos 14 temas que preenchem o álbum. A produção do mesmo ficou, para além de si, a cargo do amigo e mentor Vincent Taeger, que, mais tarde, convidou Vincent Taurelle para completar o trabalho.

A música Cosmosis fica para a história como a única gravada ao vivo por todos os intervenientes: Skepta e o poeta nigeriano Ben Okri na interpretação, Allen, Damon Albarn (Blur e Gorillaz) e Remi Kabaka a cargo da produção. O tema, cuja letra é uma homenagem a Tony Allen, já é conhecido e pode ser ouvido aqui:


relacionados

Deixa um comentário







t

o

p