AUTOR

Ana Quintas

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Dianna Excel lança álbum de estreia

1 Abril, 2021 - 12:04

Lançado no final de março, “XL” é o primeiro álbum de Dianna Excel.

Em tempos “Baby Sura”, Dianna iniciou o seu percurso artístico inserindo-se na esfera do trap e club underground português, onde na cena portuguesa se ia descobrindo a cada passo que dava.

Hoje, Dianna Excel é o resultado de um amadurecimento de ideias, de uma união de géneros musicais e uma definição de um caminho. É no momento que se afirma como mulher trans que este nome surge. Por esse mesmo motivo, a própria afirma que “Dianna Excel é o resultado consciente de uma reflexão mais honesta e completa da identidade de artista”.

Coincidência ou não, lançou o seu álbum de estreia, “XL”, a 27 de março, no mês da visibilidade trans, sendo que o mesmo está intrinsecamente ligado ao seu processo de transição hormonal desde o momento em que começou a compô-lo.

Para a lisboeta, “XL” é o “caminho e energia que tinha direcionada para conseguir começar o processo hormonal, juntamente com a reavaliação da sua vida e a colocação da mesma em perspetiva”, conta-nos.

O álbum acaba por ser um conjunto de músicas “graves e rasgantes” numa união entre a desconstrução clubbing, bass music, Drain Gang e música portuguesa, explorando toda a intensidade emocional da vida de uma pessoa trans, que pode ser tão dura quanto suave e melódica.

Dianna afirma ainda que, com este álbum de estreia, pretende passar uma mensagem que pessoas como ela consigam ouvir e se relacionar, mostrando que é válido cada um ser como bem quiser ser sem quaisquer sentimentos de culpa.

Podemos encontrar “XL” em plataformas como Bandcamp (disponível para escuta e compra), SoundCloud e YouTube. A capa do mesmo, que é um marco da pele de Dianna, foi criada por Lume Brando.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p