CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Gabriel Ferrandini abre catálogo da CANTO com “Hair of the Dog”

29 Junho, 2021 - 18:11

Sai em vinil no dia 15 de julho.

Nasceu uma nova editora lisboeta. Chama-se CANTO e pertence a Sérgio Hydalgo, que convidou o percussionista Gabriel Ferrandini a abrir o catálogo com “Hair of the Dog”. O álbum “resulta de cinco anos de trabalho a solo e reúne três composições que procuram explorar os contrastes entre o acústico e os sons amplificados”, segundo nota enviada às redações.

Explica Sérgio Hydalgo que neste trabalho se combina “bateria com pedais de volume, sub-graves, baixas frequências e feedbacks”, num registo que paira entre o experimental e o ambient. Mais se sabe que Ferrandini “utilizou material editado pelo compositor Carlo Gesualdo (1566-1613) e contou ainda com o processamento electrónico de Pedro Tavares”, integrante do duo Império Pacífico que também assina, a solo, como funcionário. Segundo Vítor Belanciano, no Ípsilon, testemunhamos com este disco “uma experiência dos limites (…) cada vez mais distante do jazz”.

Na CANTO, vão morar trabalhos que Hydalgo tem vindo a “instigar através de residências artísticas e de projetos especiais” desenvolvidos com músicos que lhe são próximos.

Nas notas de lançamento, Alex Zhang Hugntai conta o seguinte: “eu e o Gabriel conhecemo-nos há oito anos em Lisboa quando eu estava lá a morar temporariamente, e desde então ele tem sido um irmão para mim, um professor e o mais confiável companheiro de viagem nesta jornada pela música em que embarcámos”.

Depois de uma primeira apresentação no Teatro Viriato, em Viseu, Ferrandini passa pela Fundação Calouste de Gulbenkian a 6 de agosto para mais uma volta a “Hair of the Dog”. Para os concertos, foi “delineada uma dramaturgia especial, com uma componente visual próxima da instalação sonora e da performance”, diz ainda o comunicado.

Esta contemplação sónica ganha forma em vinil dia 15 de julho, estando já disponível na íntegra no Bandcamp da label.

Fotografia por Carolina Pimenta

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p