CATEGORIA
Notícias

Sextas-feiras fartas: Noites de Verão estão de volta a Lisboa

6 Julho, 2021 - 14:25

Entre vários nomes e projetos, estão dois espetáculos colaborativos inéditos de Danifox, G Fema, Nídia, Rabu Mazda e Tristany, e ainda, Perila, Vuvudum e NU NO.

A começar já esta sexta-feira, as Noites de Verão vão trazer muita música ao vivo a Lisboa pelo 12.º ano consecutivo. Com entrada gratuita, o ciclo de concertos e performances acontece todas as sextas a partir das 19h, durante o mês de julho no Jardim da Galeria Quadrum e, em agosto, no Jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC). Este ano, há a “novidade de uma matinée” no sábado 31, no Jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimento, avança a Filho Único em comunicado.

As Noites abrem com Milteto, dia 9, “uma orquestra informal que surgiu no colectivo portuense da Favela Discos algures em 2014” e assinou o terceiro volume de “In Trux We Pux” em fevereiro. Na sexta seguinte, dia 16, é a vez de o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL) conciliar obras de Jorge Peixinho, criador do GMCL, Clotilde Rosa e Constança Capdeville. Ao Grupo, junta-se Noiva, alter-ego de Sara Vigário, “para interpretar o trabalho de electrónica nas peças que constam no alinhamento”.

Dia 23 apresenta-se o culminar de uma residência artística no Bairro Alto entre Danifox, G Fema, Nídia, Rabu Mazda e Tristany, a convite da Filho Único, “com o propósito de edificarem um espetáculo colaborativo inédito, alicerçado em nova música original” com “rumo a uma descolonização da imaginação, com honestidade e transparência”. Já no dia 30, é a vez de Toda Matéria, grupo “moldável e modulador” de Joana da Conceição, Maria Reis e Sara Graça, oferecer uma performance multidisciplinar e imersiva ao público.

A matinée de 31 de julho, às 16h, acontece com o programa Jovem Guarda Ambiental, composto “valores emergentes nacionais no campo das músicas electrónicas ambientais”. Acolhe os portugueses Bezbog, Carincur, Poly Garbo, Maria Callapez, Oseias, Unitedstatesof e Van Ayres, “artistas que estão a regenerar noções de interconexão e solidariedade”, cujas “propostas estéticas terão em conta o entorno natural e arquitetónico” do Jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta.

É o músico angolano Vum Vum que abre o mês de agosto dia 6, também ele poeta e romancista. Diretamente da Marinha Grande, segue-se Polido no dia 13, compositor e diretor de som, que diz apresentar “música a partir do sabor a terra e ao que virá a seguir a isso”. Já no dia 20, é a vez de a russa Perila passar pelo Jardim das Esculturas, conhecida por “gravações de campo expressionistas e investigação sonora electrónica”, além de ser autora de WET (Weird Erotic Tension), um podcast que combina “a sua música evocativa e atmosférica com poesia erótica dita”.

A fechar o mês de agosto, dia 27, está o duo português Marte i Núpiter, mais uma colaboração inédita ao vivo entre os artistas multi-disciplinares portuenses Marta Ângela (aka Vuduvum e integrante dos Von Calhau!, duo proeminente das artes visuais) e Nuno Marques Pinto (aka NU NO). “Incerto com certa vocábula primitiva – interferida ou roída pelo ruído – dá afonia ou dá vazio. Há às vezes harmonia”, descreve o duo a propósito da apresentação.

As Noites de Verão são um programa co-produzido entre a Filho Único, a EGEAC, as Galerias Municipais de Lisboa e o Museu Nacional de Arte Contemporânea e apoiado pela Direção-Geral das Artes. “O espírito que nos move é um de procura e valorização das propostas que se nutrem de um fulcro e dínamo de investigação e de progressão estética, em torno do qual músicos e espectáculos se organizam”, afirma a Filho Único.

A entrada é livre mas está sujeita ao levantamento de ingresso por forma a respeitar as medidas preventivas da covid-19. Os bilhetes vão estar disponíveis apenas no próprio dia do espetáculo, a partir das 17h, salvo no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta a partir das 14h, por ordem de chegada.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "G Quadrum Galerias Municipais 19h fridays Julho Milteto 16 Grupo eMúsica Contemporanea Noiva 23 Danifo Fema, Nídia, Mazda Tristany 30 Toda Matéria 31 Jovem Guarda Ambiental GARBO*MA *OSEIAS* *UNITEDSTATESOF Lisboa sbodo c 4pm E Contemporano ânea fridays Agosto 6 13 Vum Vum Polido 20 27 Perila mipilm Noites de Verão concertos emjulho agosto entrada concerts august"

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p