CATEGORIA
Destaque, Notícias

Semibreve volta em outubro e já tem nomes confirmados

27 Julho, 2021 - 11:33

Há sete estreias mundiais entre concertos, instalações, performances duracionais, workshops, conversas e peças audiovisuais.

Está confirmado: o Semibreve vai voltar este ano para a 11.ª edição. Entre os dias 29 e 31 de outubro, Braga acolhe mais uma vez o festival da música eletrónica e da arte digital. De colaborações entre Zeena Parkins e André Gonçalves ou até entre Laurel Halo e Oliver Coates, há muito para descobrir este ano no Semibreve.

Nesta edição, há uma novidade no programa. Os chamados “focos” vão incidir em coletivos emergentes nacionais e abrem com destaque para as editoras/coletivos artísticos Mera e Turva. Ambas dão lugar a apresentações de cariz audiovisual “pensadas de raiz” para o Semibreve 2021, lê-se em comunicado.

Quanto à música, os visitantes podem presenciar “encontros únicos, em estreia mundial”. A harpista Zeena Parkins encontra o artista muldisciplinar André Gonçalves e Klara Lewis e Nik Void juntam-se ao mundo visual de Pedro Maia. Laurel Halo reúne-se com Oliver Coates, depois de uma colaboração no disco “Raw Silk Uncut Wood”, em 2018.

Também Rabih Beaini vem a Portugal e vai partilhar o palco com Angélica Salvi (na imagem) e Eleanor Picas. A pavimentar uma nova etapa no percurso de Rafael Toral, está Time Bridges, o seu novo projeto também em estreia absoluta, à semelhança do coletivo norueguês Supersilent, de Helge Sten (Deathprod), Arve Henriksen e Ståle Storløkken.

Há ainda duas performances duracionais, “especificamente concebidas para o festival”. A compositora Yvette Janine Jackson apresenta uma obra para eletrónica e violoncelo, interpretado ao vivo por Judith Hamman, e Flora Win-Wong traz uma peça eletrónica multicanal.

Em 2021 tem novamente lugar o EDIGMA SEMIBREVE Award, prémio internacional que visa premiar e estimular a criação artística no domínio da intersecção entre arte e tecnologia. A proposta vencedora receberá um prémio de 2500 euros e as candidaturas decorrem até 1 de agosto através do site do festival.

Para já, só os detentores de passes gerais adquiridos para a edição de 2020 têm acesso garantido à edição de 2021. “Mais bilhetes serão disponibilizados caso as regras vigentes o permitam”, explica a organização.

Confere abaixo todas as confirmações reveladas esta terça-feira, sendo expectável que outras sejam anunciadas durante os próximos tempos:

Flora Yin-Wong *
Laurel Halo + Oliver Coates *
Nik Void + Klara Lewis + Pedro Maia *
Rabih Beaini + Angélica Salvi + Eleonor Picas*
Rafael Toral *
Supersilent
Yvette Janine Jackson w/ Judith Hamman *
Zeena Parkins + André Gonçalves *
Foco: Mera
Foco: Turva

* Estreia mundial

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p