AUTOR

Nuno Vieira

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Único álbum dos Spaceboys foi reeditado pela nova editora Funkamental

28 Julho, 2021 - 11:19

É a chamada “entrada a pés juntos” da editora criada pelos Funkamente, que não fez por menos e reeditou o único álbum da banda Spaceboys.

Praticamente duas décadas depois de uma edição física em CD, o único álbum dos Spaceboys volta a perfilar nas estantes das lojas de discos. Desta vez, “Sonic Fiction” é objeto de uma edição em vinil, limitada a 300 cópias.

A história começa em 1995, quando Francisco Rebelo, João Gomes e Tiago Santos materializaram as suas intenções e criaram os Spaceboys. Durante os 10 anos seguintes, a banda, que era um alias “mais dançante de Cool Hipnoise”, dedicou-se a explorar o inaudito e colocou-se à frente do seu tempo. Futuristas, à margem de convenções, desbravaram um caminho na música eletrónica que, por cá, é bem peculiar.

Talvez por isso, “olhando para trás, vê-se um futuro desejado há quase vinte anos a acontecer hoje”, lê-se em nota enviada à redação. No mesmo texto, conhecem-se melhor as fantasias deste trabalho : “viajar por toda a galáxia do funk, a caminho das estrelas”, “onde abraçam Sun Ra e Fela Kuti numa luminosa jam eterna”. Depois da viagem, não restam dúvidas: Space Is the Place.

A reedição, em duplo LP, chega com cortesia da Funkamental, uma nova editora criada por André Granada e Tiago Pinto. O plano da dupla de DJs, que também é responsável por projetos como os Edits Estrela e a East Side Radio, é lançar novas obras e edições antigas pela primeira vez em vinil.

“Sonic Fiction” está oficialmente cá fora e pode ser encontrado no Bandcamp ou em lojas como a Flur Discos, em Lisboa.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p