AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Morreu o influente e pioneiro Lee “Scratch” Perry aos 85 anos

30 Agosto, 2021 - 11:09

A causa da morte não foi revelada à data de publicação.

Nascido Rainford Hugh Perry, Lee “Scratch” Perry faleceu este domingo, aos 85 anos, num hospital na Jamaica, na cidade de Lucea. A notícia foi confirmada pelo primeiro-ministro Andrew Holness e difundida pela imprensa jamaicana.

No extenso e invejável currículo deste autêntico pioneiro não faltam colaborações: produziu incontáveis discos, entre eles de Bob Marley, e trabalhou com muitos outros nomes, do britânico Adrian Sherwood ao punk de The Clash, da eletrónica de The Orb ao hip-hop de Beastie Boys.

Aos Beastie Boys, aliás, Lee “Scratch” Perry emprestou a voz para o tema Dr. Lee, PhD. É que, no final de contas, o jamaicano não era apenas um produtor ou um cantor de reggae. Do lado mais técnico ao lado mais criativo, Perry era tudo e mais alguma coisa: de engenheiro de som a DJ.

Por entre toda a sua história, destaca-se o trabalho pioneiro no desenvolvimento do reggae, mas, antes disso, e principalmente, no aparecimento da música dub, para a qual contribuiu com avanços no que toca à técnica deste género. É que, no final de contas, esse contributo influenciou e revolucionou a música: reggae, sim, mas também hip-hop, música de dança e muito mais.

Nascido em Kendal, na Jamaica, mudou-se para Kingston quando tinha cerca de 24 anos. Começou por vender discos, mas rapidamente chamou a atenção pelo trabalho na música. Nesse universo, um dos destaques foi também a banda que ele próprio fundou: os The Upsetters.

Lee “Scratch” Perry tocou pela primeira vez em Portugal há mais de 20 anos, em 2000, no Teatro Tivoli, em Lisboa. Pelo caminho, passou também por lugares como o festival Paredes de Coura, em 2002.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p