AUTOR

Nuno Vieira

CATEGORIA
Notícias

“Luz para a noite do Porto” é o programa de apoio aos bares e discotecas da cidade

7 Setembro, 2021 - 17:22

O programa de apoio no valor de 600 mil euros foi aprovado em sede de reunião municipal.

Esta segunda-feira, a Câmara Municipal do Porto aprovou um programa que visa auxiliar a reabertura de bares e discotecas, encerrados há mais de um ano. “Luz para a noite do Porto” é a denominação do apoio, que poderá disponibilizar um montante máximo de 50 mil euros para cada estabelecimento.

Para efeitos de candidatura ao Programa de Apoio à Economia, os espaços deverão preencher um conjunto de pressupostos. Entre os quais, estarem encerrados desde março de 2020, “por imposição legal, em virtude da pandemia”, bem como apresentar sede no concelho do Porto e uma proposta de programação cultural a ser desenvolvida até ao final do ano.

Apesar de ter sido aprovada por unanimidade, a proposta trazida à última reunião do atual Executivo antes das próximas eleições autárquicas foi alvo de críticas da oposição, sobretudo pelo facto de o programa não ser extensível a outros setores de atividade e, também, por ser considerada uma decisão tardia, depois de a maioria municipal ter votado em sentido contrário há um ano atrás.

Em contrapartida, Rui Moreira reforçou à Lusa que a decisão de fechar bares e discotecas era “ideológica” e “um ato de proibicionismo” sem comparação na Europa. Em relação à morosidade do apoio, respondeu que, até então, existiam outros apoios do Estado.

No total, são 600 mil euros subsidiados pelo programa que pretende devolver a luz à movida noturna da cidade do Porto. À data, ainda não se conhece a via para estas candidaturas.

Photo by KWON JUNHO on Unsplash

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p