AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Atualização: Omar Souleyman libertado após ter sido detido por alegada ligação a milícia curda

18 Novembro, 2021 - 10:53

O sírio é acusado de ter ligações a uma milícia curda “banida” pela Turquia.

O músico sírio Omar Souleyman foi detido na quarta-feira por suposta ligação à milícia curda YPG, uma fação do partido PKK que é vista por Ancara como “uma organização terrorista”, de acordo com a Aljazeera.

Esse mesmo meio explica que o músico foi detido em sua casa, na cidade turca de Sanliurfa, para onde Omar Souleyman emigrou há 10 anos para fugir da guerra civil no seu país.

Fonte da Aljazeera refere que a detenção foi confirmada pelo filho Muhammed a uma agência de notícias síria. O filho do músico refere ainda que o seu pai não tem qualquer “afiliação política” e que a detenção pode ter acontecido por uma “denúncia maliciosa contra ele”.

Citado pela AFP, o manager de Omar Souleyman disse que o músico foi levado para interrogatório na referida cidade de Sanliurfa e que “esperava que fosse libertado na própria quarta-feira”. À hora de publicação, no entanto, a informação é que o músico sírio ainda se encontra detido.

Autor de inúmeros sucessos, Omar Almasikh começou a sua carreira como cantor em casamentos, mas acabaria por se tornar num artista internacionalmente aclamado graças à sua peculiar fusão entre eletrónica e música tradicional árabe. Ao longo dos últimos anos, Souleyman chamou a atenção pelos discos e atuações, sim, mas também por colaborações com nomes como Björk ou Four Tet.

ATUALIZAÇÃO: de acordo com a imprensa internacional, Omar Souleyman saiu em liberdade esta sexta-feira após ter sido interrogado pelas autoridades turcas.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p