AUTOR

Rui Castro

CATEGORIA
Notícias

Adeus, BassBrothers

14 Março, 2023 - 19:19

Após mais de uma década no ativo, os membros do duo vianense de drum’n’bass decidiram enveredar por caminhos opostos.

Foi através de um post no Facebook que um dos membros dos BassBrothers, Dez (André Freixo), anunciou o fim daquela que foi, muito provavelmente, a dupla nacional de drum’n’bass mais bem sucedida internacionalmente.

Há aproximadamente 12 anos, em 2011, Freixo e Steve Gonzales (Noopy Loni) rebentaram na cena com o remix da Get Up, de Dub Zero, mas foi com o remix da faixa Unicron, de Heist, que deram realmente nas vistas. Depois de a escutar, o lendário Dj Hazard convidou-os a editar na sua Radius Recordings. Outros lançamentos se seguiram até que Dj Hype passou Jamaican Thug no seu programa na Kiss Fm, e resolveu convidar o então jovem duo a juntar-se à Playaz Recordings, uma das mais influentes editoras na cena drum’n’bass.

Foi nesta última que os dois DJs e produtores vianenses lançaram os seus trabalhos mais relevantes, com EPs como “WTF”, “A Little Mad” ou “Substance” a exibir, maioritariamente, a sua abordagem mais contemporânea e minimalista do jump up. Este, e tanto outro, legado invejável permanecerá para nosso deleite auditivo, assim como as memórias dos sets ao vivo – cuja vivacidade era um destaque da noite, fosse qual fosse o line-up onde constassem – que ajudaram a cimentar e a justificar o estatuto que merecidamente alcançaram.

Este é o fim dos BassBrothers, mas não dos seus membros no mundo da eletrónica. Dez, por exemplo, está já a debitar faixas, e o seu remix para Friendly Intentions, de Noisia, com lançamento na Vision, é a primeira a sair “do forno”.

Agora, é estar atento ao que estará mais por vir.

Fotografia por Diana Mota

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p