AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Ricardo Nogueira Fernandes mostra o Porto em “Vandoma”

10 Abril, 2023 - 11:04

O novo disco de Ricardo Nogueira Fernandes, e primeiro em nome próprio, foi lançado via Colectivo Casa Amarela.

Lançado no passado dia 31 de março, “Vandoma” é o mais recente trabalho de Ricardo Nogueira Fernandes. Do Campo 24 de Agosto à Fontinha, o músico portuense inspirou-se na cidade Invicta para compor este álbum que é descrito por “ambient ruidoso” nas notas oficiais.

Mas “ambient ruidoso” surge em “jeito de piada, visto que o género consegue abarcar sonoridades que vão muito para além da música de fundo”, explicou recentemente em entrevista ao Rimas e Batidas. E aqui, neste projeto em nome próprio, Fernandes tem “desenvolvido uma sonoridade que se coaduna com uma dimensão mais cénica” que se faz através de gravações de campo e muito mais.

Ricardo Nogueira Fernandes já passou por aqui anteriormente, mas como ∩ – ou intersectiō – com o EP “PURGA”. Desde então, sucederam-se trabalhos como o cine-concerto “BLU▪BLAU▪BLEU▪AZUL” ou a banda-sonora para “Raticida”, de João Niza Ribeiro. Além da música, Fernandes trabalha em arquitetura e tem muitos desenhos para descobrir na sua página de Instagram.

Este é o terceiro lançamento do CCA em 2023. O primeiro, “Bobbacore Revisited”, foi assinado por Anthony1, e o segundo foi um VA chamado “Five Daggers”, que inclui música de ben yosei, Anymedge, Silas, Kmado e Jean Christo.

“Vandoma” está também disponível numa versão e cassete e pode ser encontrado no Bandcamp:

Fotografia por Morgana de Castro

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p