CATEGORIA
Notícias

20 anos de Boom em documentário

18 Novembro, 2018 - 23:13

O Boom Festival celebra 20 anos de existência com o lançamento de um documentário online que revisita o período de 1997-2017 e as 11 edições do festival.

A primeira edição do Boom Festival aconteceu em 1997. Um grupo de portugueses quis replicar em Portugal aquilo que até então se vivia nas festas de trance em Goa – uma ideia “idiota e inocente” que, ao longo dos anos, se transformou num dos mais importantes festivais do género a nível mundial, atraindo, a cada edição, mais de 30.000 participantes e 150 nacionalidades.

A organização explica que o documentário “resume as origens e as 11 edições do festival, assim como todos os projetos que emergiram da sua evolução ao longo do tempo”. 12 terabytes de conteúdos – entre filmagens raras, entrevistas a participantes e organizadores, e outros materiais recolhidos e guardados ao longo de 20 anos-, serviram como o ponto de partida para a história que nos é contada ao longo de 72 minutos. O filme junta música de vários artistas, entre os quais a dupla portuguesa Zen Baboon, e pode ser visto online de forma gratuita.

Para além do vídeo, a organização lançou ainda um livro, Boom Festival 20 Years: A Visual and Oral History. São 356 páginas que reúnem 134 testemunhos de pessoas que, de alguma forma, contribuíram para a evolução do festival, e 500 imagens que acompanham a sua evolução ao longo destas duas décadas. O livro custa 60€ e pode ser encomendado por e-mail (info@boomfestival.org).

O Boom Festival é um evento de cultura independente que acontece de dois em dois anos (durante a lua cheia de julho ou agosto), em Idanha-a-Nova. Foi distinguido pela Rolling Stone como um dos sete festivais transformacionais do mundo, por exemplo, sendo hoje um “evento multidisciplinar, transgeracional e intercultural” internacionalmente reconhecido. E claro, a equipa d’A Cabine também esteve presente na última edição – podes ler aqui a crónica da Diana Lopes.

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p