CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“Camerata Elettronica”, de Telectu, reimaginado pela Flur para o Record Store Day

24 Setembro, 2020 - 11:11

40 exemplares originais do álbum de 1988 contam com uma capa redesenhada por Márcio Matos e com um texto de Jorge Lima Barreto, ambos impressos em risografia, e estarão disponíveis para aquisição na Flur a partir de sábado.

A ideia de redesenhar e comercializar o álbum que estreou a presença dos Telectu nos círculos do jazz surgiu em 2018, quando a equipa da loja de discos lisboeta se preparava para reeditar “Belzebu” através da sua label Holuzam. Deparando-se acidentalmente com uma série de exemplares de “Camerata Elettronica”, decidiram redesenhar a capa e aproveitar o lançamento para comemorar o Record Store Day 2020.

O álbum, que começou com Jorge Lima Barreto a pedir a Vítor Rua que tocasse na guitarra alguns temas de jazz para acompanhar uma bateria vinda dum sampler, desdobrou-se para se tornar numa experiência sonora que viriam a apelidar de “Jazz Mimético”, por ser uma mímesis do jazz através da metodologia experimental, minimalista e eletrónica típica dos Telectu.

O resultado foram nove temas repletos de reinterpretações plástico-sintéticas de conceitos do jazz através não só mas também de samplers e sintetizadores que, conjugados com o “arsenal do costume” e a audácia musical dos Telectu, permitiram ao duo “inventar – digamos assim – uma carreira no circuito de jazz, numa época em que as suas escutas caseiras se concentravam mais na Música Concreta”, com particular atenção a sonoridades como as de Bernard Parmegiani, Pierre Henry, Pierre Schaeffer, entre outros.

Note-se ainda que os discos, originais de 1988, foram escutados e limpos individualmente, admitindo-se pequenas imperfeições como naturais: “ligeira ondulação em alguns exemplares, não comprometendo em nada a escuta; ocasionais cliques e pops” são algumas das peculiaridades que os responsáveis pelo lançamento consideram “perfeitamente aceitáveis ao ouvido comum”, afirmando ainda que, com isso em mente, não serão aceites devoluções. Em comunicado, é também anunciado que os lucros serão divididos com Vítor Rua, único membro vivo dos Telectu.

À venda a partir de dia 26, “Camerata Elettronica” terá um custo de 50€ e podes desde já reservar a tua cópia na Flur ou no Bandcamp da Holuzam.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário






t

o

p