AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

Marte Instantânea compila música de Vítor Rua

6 Março, 2020 - 11:19

A Marte Instantânea, editora subsidiária da Holuzam, abre o seu catálogo com “Electronic Music 1995-2010”.

“Electronic Music 1995-2010” é uma compilação de temas únicos, “material que anteriormente só estava disponível digitalmente”. Como refere a Marte Instantânea, “esta selecção de música representa uma mera fracção no vasto arquivo digital que Vítor Rua colocou nas plataformas digitais habituais ao longo dos anos”.

“Emotiva mas também o seu alegado oposto: robótica. Dinâmica e física, como é sugerido pelo título ‘Dance Music’ que designa a última parte do álbum, mas também repetitiva e hipnótica. Um groove perpétuo recomposto pelo constante flutuar da nossa atenção”, é assim que a Marte Instantânea descreve o trabalho.

Membro fundador dos GNR, Vítor Rua é também conhecido por ser, ao lado do falecido Jorge Lima Barreto, peça-chave dos incontornáveis Telectu, importante projeto português de música experimental. Mas Rua “aplicou a sua criatividade sem limites em inúmeras outras colaborações”, como é caso dos discos “Anjo da Guarda”, de António Variações, e “Alibi”, de Manuela Moura Guedes, e ainda hoje “continua a partilhar o seu entusiasmo e conhecimento com outros músicos e alunos”.

Segundo a editora em comunicado, a Marte Instantânea, editora subsidiária da Holuzam, “tem mão de José Moura (Príncipe e Holuzam)”, ele que esteve responsável por seleccionar estes temas, “e será especializada em CD/ digital com uma atenção cuidada na embalagem do discos e na reutilização/reciclagem de materiais” – neste caso, “caixa de plástico com gatilho serigrafada na frente e verso e reciclada a partir de uso prévio”.

Em jeito de apresentação, há “Holudança #4” este sábado 7, no Damas, em Lisboa, com Novo Major a passar discos antes e depois de Vítor Rua tocar ao vivo.

A versão física (CD) é limitada a 200 exemplares, mas “Electronic Music 1995-2010”, cuja masterização ficou a cargo de António Duarte, está também disponível no Bandcamp da editora.



relacionados

Deixa um comentário







t

o

p