CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“Maury Island Reverie” é a segunda gargalhada cósmica de Prophetas

27 Julho, 2020 - 16:04

“Maury Island Reverie” é um blast from the past assinado por Prophetas, novo projeto de Gonçalo F. Cardoso, dono da label londrina Discrepant.

Depois de fechar um capítulo de sucesso com o seu mais aclamado pseudónimo, Gonzo, Gonçalo F. Cardoso decidiu explorar várias subculturas do kitsch paranóico dos mid-50s e primórdios dos 90s. Fascinado com fenómenos culturais como avistamentos de OVNIs, a corrida espacial e mitologia suburbana, todos eles explorados no primeiro álbum de Prophetas, “Reveal, Accept, Remember, Forget”, o artista volta à carga com a segunda parte do projeto, “Maury Island Reverie”.

Ouve-se de tudo, desde respostas automáticas de call centers a genéricos televisivos, com um trecho de Ave Maria, de Bach e Gounod, e muita interferência pelo meio. Prophetas olha a mall culture, o consumismo desenfreado, os Ficheiros Secretos, a TV cabo noturna e outros fenómenos através duma perspetiva singular. O resultado é uma gargalhada cósmica sem precedentes, que alimenta a já estabelecida aura paranóica do primeiro álbum.

Segundo o autor, a obra é o resultado dum processo de filtragem de memórias primordiais donde surgem os cultos contemporâneos – Apple, Facebook e Google. Tudo isto culmina num ritual muito peculiar a uma divindade que reside algures nos fios e circuitos de toda a tecnologia que suspeitamos existir.

“Maury Island Reverie” foi lançado em versão física (cassete) e digital, disponível no Bandcamp da Discrepant e também nas plataformas de streaming. Em jeito de celebração do seu 10º aniversário, a editora lançou também uma mistura em três pratos de todo o catálogo da Discrepant e das suas sub-labels, Souk e Farsa, ao critério de DJ Marcelle.



relacionados

Deixa um comentário







t

o

p