AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Artigo

BPM 2018: quatro showcases imperdíveis

20 Setembro, 2018 - 18:29

Mais do que vinte eventos a contar para o The BPM Festival acontecem este fim-de-semana. A nossa redação sugere quatro a não perder.

Pelo segundo ano consecutivo, o The BPM Festival instala-se no Algarve, mais precisamente entre Portimão e Lagoa, para uma festa de quatro dias. Entre 20 e 23 de setembro, centenas de artistas vão tomar conta das terras algarvias para mostrar o que de melhor se faz pelo mundo.

Mais uma vez, o festival está dividido por showcases, que podem consultar através da aplicação oficial ou da página de Facebook do BPM. Espaços como o NoSoloÁgua, o Blanco Beach, a Katedral ou o Centro de Congressos do Arade recebem artistas como Alan Fitzpatrick, Chris Liebing, Richie Hawtin ou Peggy Gou. Mas as nossas sugestões são outras.

Desolat Serán Bendecidos (dia 21 de dia)

Sinceramente, nós é que vamos ser abençoados. Imagine-se uma daquelas tardes de calor que tanto procuramos durante o ano, mas, desta vez, com um cardápio que não é muito normal ter neste tipo de horário em Portugal. O cabeça de cartaz, Loco Dice, dispensa apresentações, e a verdade é que não pode ser só por ele que este showcase é uma das nossas sugestões – afinal, Yassine Achour é o grande nome da Fuse Matiné, em Lisboa, de dia 5 de agosto – apesar de encerrar a festa entre as 22 e a meia-noite.

Também é verdade que nos deixámos levar um pouco pelas surpresas que a Desolat se compromete a trazer ao Algarve: Yaya vai atuar em formato b2b com um convidado especial e, às 16h, há um b2b de duas horas em formato live, cujos artistas vão ser apenas revelados no próprio evento. Será wAFF, que atua no dia 21 no Centro de Congressos do Arade, a marcar também presença no showcase da Desolat? Ou até Traumer? Só o tempo o dirá, mas mal podemos esperar por descobrir.

Mais ainda, Francisco Allendes b2b Pablo Inzunza, Caleb Calloway b2b Mandana e Cuky são os nomes que completam o cartaz.

Neopop (dia 22 de dia)

No showcase do Neopop vai ser possível reviver um pouco daquilo que se passou no festival, em Viana do Castelo, há umas semanas atrás. Josh Wink, Nastia, Frank Maurel, Tiago Fragateiro e Gusta-vo são os “repetentes” que, após terem atuado naquela que quer ser “a capital do techno”, rumam a sul para uma tarde e noite de festa no NoSoloÁgua, em Portimão, no dia 22 de setembro.

Josh Wink é o “peso pesado” do alinhamento que, para além de atuar a solo, vai juntar-se ao português Gusta-vo para uma atuação no formato b2b. Um outro b2b a não perder durante as 12 horas de festa é o do norte-americano Boris e do português Frank Maurel, que já atuaram juntos num evento do Private Breakfast em 2017. O cartaz fica completo com as atuações de Octave One (live), Nastia (que também atuou neste showcase o ano passado), Marco Faraone e Tiago Fragateiro.

A verdade é que já estamos cheios de saudades (e apostamos que vocês também). Este sábado, regressamos a Viana.

Cuttin’ Headz (dia 23 à noite)

A editora fundada por The Martinez Brothers, Cuttin’ Headz, também marca presença no último festival de verão. Estarão presentes para o encerramento do evento em questão a dupla americana, que curiosamente começou a sua educação musical numa banda de igreja com o apoio do pai, em formato b2b com o italiano Joseph Capriati, que dispensa apresentações, não fosse ele, para muitos, um dos nomes mais conhecidos da atualidade. Este back-to-back já não é novidade, mas, para nós portugueses, é. E das boas. Como se não bastasse, encerram o festival entre as 5 e as 8h.

A estes senhores juntam-se Guti (em formato live), Jesse Calosso b2b Jean Pierre, Matt Tolfrey, David b2b Sece e ainda surgirá um convidado especial para o culminar do dia. Quem será? Provavelmente um nome bem sonante.

fabric (dia 23 à noite)

Sabemos que pode ser difícil, mas esta é mais uma sugestão que acontece no último dia. Uma festa de encerramento produzida pela tão aclamada discoteca fabric de Londres. Para este encerramento inesquecível, os convidados são Craig Richards, dj residente do clube há 11 anos e também diretor musical do mesmo, a tocar em formato b2b com o dj americano Seth Troxler. Este último atuou no passado domingo no Brunch Electronik Lisboa 2018, também em formato b2b, com o dj canadiano Tiga. Esta atuação da dupla Richards-Troxler não é inédita: aconteceu este ano, por exemplo, no festival Sunwaves, na Roménia, mas é uma primeira vez em Portugal.

Para além destes, Magda vai ser outra das presenças desta noite. Foi a responsável pela 49ª compilação do fabric e, também por isso, não podia deixar de ser uma das estrelas da noite – também atua no Lux Frágil este sábado. Já Mr. G, um dos veteranos da música eletrónica, toca em formato live. É o regresso do britânico a Portugal desde a última atuação no Lux em 2016, contando-se esta como a sua terceira vez por cá.


Para finalizar o cartaz, a americana Lauren Lane, que também esteve presente na primeira edição do festival BPM em Portugal, e ainda o portuense Serginho prometem uma noite muito especial.

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p