AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Lançamento, Notícias

“Labanta Braço”: artistas negros juntam-se numa compilação “inédita” em Portugal

24 Agosto, 2020 - 13:52

Além de “inédita”, a compilação lançada pelo Rimas e Batidas e Raptilário é imperdível.

37 vozes negras aceitaram o convite do site Rimas e Batidas e do programa de rádio Raptilário para se juntarem à luta contra o racismo e desigualdade através de uma compilação – “por todas as vítimas do racismo e da opressão social”, refere o comunicado enviado à imprensa.

“Labanta Braço” foi lançada na sexta-feira passada e conta com a participação de artistas de diferentes estilos, como é caso de Ângela Polícia, Bambino, Cachupa Psicadélica, Danykas DJ, Deejay Télio, DJ Lycox, DJ Marfox, DJ Satélite, Herlander, Macaia, Nelassassin, Nídia, Nigga Fox, Oseias, Phoebe, rkeat, Slow J e Studio Bros.

No site Rimas e Batidas, pode ler-se que “a ideia de avançar com este projeto surgiu logo após o assassinato de George Floyd, a 25 de maio, e a necessidade de tomar uma posição com força foi tornando cada vez mais urgente a sua materialização”. Mencionando também os “protestos que ecoaram por todo o mundo” e o assassinato do ator Bruno Candé Marques, o site relembra que este não é um problema novo, “mas sim algo tem estado enraizado na nossa sociedade”.

“Esta é a banda sonora de uma revolução social, um grito a favor da igualdade e a uma só voz — mesmo que encontremos por aqui artistas de géneros, idades, passados e contextos tão diferentes”, lê-se em comunicado.

Por isso, e para ajudar as plataformas a “fazer mais”, é feito um apelo para que todos contribuam, adquirindo o formato digital pelo valor mínimo de 1€. As receitas revertem a favor da associação SOS Racismo.

Mais ainda, os promotores da iniciativa vão, posteriormente, “desafiar várias marcas a igualar o valor que angariarmos até ao final do Bandcamp Friday de setembro, que se assinala no dia 4, e o valor desta matching campaign será dividido em partes iguais pelos criadores que fizeram beats para a compilação e pela instituição escolhida”.

Com capa ilustrada por Diogo Carvalho e design de João Bettencourt, a compilação pode ser escutada gratuitamente no Bandcamp. De resto, já sabes: “Labanta Braço” pois esta “causa é de todos”.

Direitos de imagem reservados

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p