“The Delightful Sights And Sounds Of A Decaying Nation” toma forma de celebração e homenagem, mas é também um grito de socorro pelo salvamento de uma comunidade devastada pela explosão do 4 de agosto no Porto de Beirute.
“We spend our days in the fog of your nightmares”: É este o nome da composição que contém os 43 minutos e 43 segundos do lançamento de Charbel Harber. E esta frase, infelizmente, não podia estar mais perto da realidade, ilustrada na fotografia que serve de capa para “The Delightful Sights And Sounds Of A Decaying Nation”, tirada pelo artista responsável pela composição.
É com uma paisagem sonora confusa e enevoada que Charnel Harber evoca o espírito libanês, pontuando um túnel sonoro com clarões de luz, momentos de ansiedade estridente e variações sonoras subtis e prolongadas que dão a sensação de queda livre. O resultado é uma dilatação temporal que se assemelha ao arrebatamento espiritual, etéreo mas profundamente sombrio, de uma potente cachimbada de DMT no epicentro da explosão.
A composição foi gravada integralmente nos estúdios da Tunefork em Beirute, cidade onde teve lugar a explosão de 2,750 toneladas de nitrato de amónio que causaram dúzias de mortes e milhares de feridos. Para além dos edifícios devastados e da chuva de vidro subsequente à explosão, os danos materiais atingiram vários músicos, que já atravessavam dificuldades financeiras antes do acontecimento.
Para fazer frente aos danos causados pela explosão, a Tunefork organizou a Beirut Musicians’ Fund, uma angariação de fundos para mitigar os custos do material danificado que conta com 100% dos fundos gerados pelas vendas deste álbum digital no Bandcamp, bem como os da colectânea “The Ruptured Sessions Volume 6 – For Beirut”.
Deixa um comentário