AUTOR

A Cabine

CATEGORIA
Notícias

Faleceu o pioneiro Simeon Coxe aos 82 anos

9 Setembro, 2020 - 10:57

O membro dos Silver Apples morreu na terça-feira, segundo avança a imprensa esta quarta-feira.

Simeon Oliver Coxe faleceu na terça-feira no Alabama, Estados Unidos da América, vítima do progresso da doença contra que vinha a batalhar, fibrose pulmonar.

Viviam-se os anos 60 quando Simeon Coxe e Danny Taylor, que faleceu em 2005, tinham a banda The Overland Stage Electric Band, que viria a dissipar-se depois de Coxe começar a integrar um oscilador dos anos 40, causando alguma confusão aos restantes membros.

Apenas o baterista Taylor manteve o interesse, o que os levou a criar o duo Silver Apples, banda que surpreendeu com o uso de nove osciladores eletrónicos e 68 controladores manuais, criando ritmos e melodias através das mãos ou pés. Coxe continuaria a explorar a sua maquinaria, chegando a uma rig composta por 16 osciladores, Echoplexes e não só, eventualmente apelidada de “The Simeon”.

A dupla é tida como uma das primeiras a utilizar técnicas eletrónicas fora do contexto de academia, chegando mesmo a chamar a atenção de Jimi Hendrix, com quem conviveram e fizeram jams.

Assinaram o primeiro álbum, homónimo, pela Kapp Records, em 1968. Um ano mais tarde, pela mesma editora, lançaram “Contact”, que resultaria num processo judicial da companhia aérea Pan Am. Esse processo fez com que o disco fosse retirado do mercado e com que os Silver Apples cessassem atividade, até que retomaram o projeto em 1996, desta feita com um terceiro membro, Xian Hawkins.

Mas apesar dos trabalhos mais recentes e do hiato, foi com “Silver Apples” (1968) e “Contact” (1969) que Simeon Cox e Danny Taylor influenciaram inúmeros músicos e projetos, como Portishead, Spaceman 3 ou Stereolab.

Simeon Coxe nasceu em 1938 em Knoxville, Tennessee. Em 2017, atuou pela última vez em Portugal, no Musicbox, em Lisboa, e no gnration, em Braga.

Direitos de imagem reservados

relacionados

1

Deixa um comentário







t

o

p