CATEGORIA
Notícias

O que é a Ácida? Há um documentário que mostra o percurso deste coletivo portuense

23 Novembro, 2020 - 11:43

Lançado pela 4:3 e com produção nacional, “What is Ácida?” conta a história deste coletivo artístico através duma entrevista e de várias imagens de arquivo.

Desamarrada de qualquer definição pré-estabelecida e sempre imprevisível, a ÁCIDA traz atuações multidisciplinares com um forte elemento improvisacional a locais inesperados da cidade Invicta há vários anos. O mini-documentário “What is Ácida?”, realizado por João Silvestre, estreou-se na plataforma “4:3” da Boiler Room e contou com a direção fotográfica e edição de Afonso Mota, captação, edição e mistura de som de Tomé Palmeirim e produção da Padre Himalaya.

Nos 14 minutos de “What is Ácida?”, David, ou Arrogance Arrogance, explica o processo de criação das Ácidas que, segundo o próprio, começa sempre com uma página em branco: é um processo de “mudança constante de ideias” e rejeita a denominação de “festa” ou “rave” por considerar inserir-se mais no “universo situacionista”.

O portuense aborda também outros temas, como a escolha da apropriação como conceito dominante da identidade visual da Ácida ou ainda o uso da pornografia, “um mundo separado da lei” que o co-fundador da Ácida considera ter sido “um campo (…) verdadeiramente criativo nos anos 70 e 80”. Para além das declarações, a curta-metragem documental recorre também a várias gravações de arquivo para ajudar a ilustrar o percurso da Ácida ao longo de vários anos de intervenção artística nos mais variados espaços.

O mini-documentário está disponível na plataforma 4:3, curada pela Boiler Room. Podem ver aqui:



relacionados

Deixa um comentário







t

o

p