AUTOR

Daniel Duque

CATEGORIA
Notícias

Sexism Free Night: um projeto e inquérito que pretende “contribuir para uma vida noturna inclusiva”

12 Dezembro, 2020 - 14:37

O Sexism Free Night é um projeto europeu que quer promover “ambientes de lazer noturnos mais seguros e igualitários”. Numa primeira fase, a investigação faz-se através de um questionário online.

A movida noturna do país está enclausurada há quase 10 meses e isso leva a que surjam “novas formas de socialização noturna”. Mas independentemente de o convívio acontecer num bar, numa discoteca ou em casa de um amigo, o projeto Sexism Free Night quer “desenvolver um diálogo transdisciplinar” que auxilie a “a promoção de ambientes de lazer noturno mais seguros e igualitários”.

Coordenado pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Rights, Equality and Citizenship e apoiado pela Kosmicare, o Sexism Free Night pretende estudar a violência sexual mais a fundo, um “risco específico que afeta de forma desproporcional as mulheres e pessoas LGBTQI+ que saem à noite”, segundo comunicado.

“Este é um tema sobre o qual as evidências ainda são escassas” e, por isso, foi lançado a nível europeu um questionário “com o objetivo de perceber as interseções entre sexismo e violência sexual, ambientes de lazer noturno e consumo de álcool e outras substâncias psicoativas”.

O questionário está disponível em oito línguas, como podes consultar aqui. Para responder em português, podes seguir este link, num inquérito que deve demorar “cerca de 25-30 minutos” para completar e que está dividido em seções como “lazer noturno e consumo de droga”, “crenças” e “experiências de violência sexual”.

Depois desta primeira fase de investigação, os resultados serão o “ponto de partida para o desenho e implementação de atividades em campanhas a nível europeu que visam promover a consciência para estas problemáticas entre pessoas que saem à noite, artistas e profissionais do ócio-noturno”.

Photo by Elio Santos on Unsplash

relacionados

Deixa um comentário







t

o

p